Maioria dos estadunidenses não sabe quem é o dono do Instagram e WhatsApp
Créditos: Engadget | Correio

Maioria dos estadunidenses não sabe quem é o dono do Instagram e WhatsApp

Apenas 30% dos entrevistados sabia que as duas redes sociais são do Facebook

De acordo com o Pew Research Center, 70% dos cidadãos estadunidenses não sabe que o Instagram e o WhatsApp são propriedade do Facebook. Outra informação curiosa é que 84% das pessoas não soube identificar o presidente do Twitter, Jack Dorsey, em uma foto.

28/02/2019 às 18:35
Artigo

Phishing: Como um login de e-mail roubado pode comprometer um...

Os negócios estão cada vez mais interessantes para os cibercriminosos

A pesquisa foi realizada com 4.272 adultos que moram nos Estados Unidos e contou com 10 perguntas sobre conhecimento na internet, cibersegurança e negócios. Saindo das redes sociais, as noções de segurança digital se mostraram altas. A maioria das pessoas soube responder questões sobre o funcionamento do phishing ("técnica" para você clicar em links maliciosos) e dos cookies, que é a maior fonte de receita das redes sociais (59%). As porcentagens foram de 67% para a questão sobre phishing e 63% para cookies. 

Metade do grupo (53%) não tinha certeza se "https://" antes do link significa que as informações do site visitado são criptografadas, e 49% não conseguiu afirmar com convicção que o modo de navegação anônima impede outro usuário de ver as suas ações no computador. Além disso, 55% não soube dizer um exemplo de autenticação de dois fatores

O conhecimento sobre neutralidade de rede também se mostrou alto - 45%. O tema começou a ganhar destaque nos Estados Unidos em 2017 devido a mudanças na legislação. Para os que não sabem, o conceito de neutralidade de rede diz que as provedoras de serviço devem tratar toda a informação que trafega na rede de forma igual e com a mesma velocidade. 

E voltando aos entrevistados, o nível de escolarização e idade também pesou na análise dos resultados. Indivíduos de 18 a 29 anos responderam uma média de cinco perguntas de forma correta, enquanto aqueles com 65 anos ou mais acertaram apenas três. Graduados ou pós-graduados conseguiram responder entre seis e 10 perguntas, enquanto aqueles sem graduação tiveram uma média de quatro respostas certas. 

Via: Folha de S. Paulo
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.