Google Maps adiciona guia de voz aprimorado para auxiliar deficientes visuais
Créditos: Amelia Holowaty Krales / The Verge

Google Maps adiciona guia de voz aprimorado para auxiliar deficientes visuais

Aplicativo agora dá mais informações sobre o caminho percorrido até o destino final

O Google Maps fez algumas atualizações para auxiliar pessoas com deficiência visual a percorrerem seu trajeto utilizando o serviço. Enquanto a pessoa se move, o aplicativo continua avisando que a pessoa está na trajetória correta, também avisa quando há um cruzamento a frente e sua próxima curva através da voz do navegador. A Google compartilhou um vídeo de explicação com descrição de áudio em inglês, ele pode ser ouvido neste endereço.

Segundo a Google, a iniciativa chega em respeito ao Dia Mundial da Visão, com a implementação feita do zero para, e por, pessoas com deficiências visuais. O vídeo abaixo demonstra como a funcionalidade pode ajudar no dia a dia.

Com cerca de 36 milhões de pessoas cegas e 217 milhões com problemas severos na visão, as melhorias do Google Maps vão encorajar pessoas do mundo todo a descobrir novos caminhos e ruas antes não visitados por elas. Segundo Wakana Sugiyama, Analista de Negócios que é cega e participou do desenvolvimento da nova funcionalidade, muitas vezes ela deixa de ir a algum lugar que não conhece por não se seguir segura, algo que pode ser amenizado com a ajuda da aplicação no celular.

Samsung anuncia três novos projetos da
C-Lab, incluindo óculos para deficientes visuais

Sugiyama também comenta que para as pessoas com visão, isso não traz nada de extraordinário, mas que para cegos e pessoas com pouca visão, é algo que facilita a exploração de lugares pouco familiares. A funcionalidade já está disponível para Android e iOS em inglês, japonês, com novas linguagens recebendo suporte a caminho. Para acionar o guia de voz, basta ir em "Configurações" no Google Maps, selecionar "Navegação", lá você verá uma opção para ser marcada "Guia de voz detalhado".

Pensar na inclusão de pessoas com qualquer tipo de deficiência física é um trabalho contínuo e de grande responsabilidade principalmente das grandes empresas. A Tesla por exemplo, está sendo obrigada (para o bem) a implementar sons em seus veículo elétricos. Entenda melhor na notícia.

Fonte: World Health Organization, Google

Testamos o ROG Phone 3!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.