Instagram adiciona ferramenta para prevenir ataques de phishing
Créditos: Amelia Holowaty Krales / The Verge

Instagram adiciona ferramenta para prevenir ataques de phishing

É possível checar quando um e-mail foi mesmo enviado pela rede social

Aqui no Mundo Conectado nós já escrevemos um artigos explicando como um login de e-mail roubado pode comprometer uma empresa inteira e até mesmo as finanças pessoais de alguém, algo que o Instagram parece ter percebido e quer evitar. A rede social está lançando uma ferramenta que fornece uma lista de e-mails oficiais enviados pelo Facebook, assim é possível checar se um e-mail recebido é falso ou não.

WhatsApp não vai mais dar suporte para
 Android Gingerbread e iOS 8 a partir de fevereiro

O phishing é uma prática que funciona essencialmente através do e-mail, alguém mal-intencionado envia uma mensagem via correio eletrônico explicando que é necessário digitar a "senha antiga" com dados do usuário para resolver algum problema (que não existe, claro).

Agora é possível fazer a checagem se o e-mail é genuíno através da ferramenta "Emails from Instagram", uma configuração que fica na aba de opções de segurança. A lista inclui e-mails recebidos em até 14 dias e a atualização já está rolando, mas pode levar um tempo para aparecer nas configurações.

Muitas pessoas limitam seu login ao seu nome de usuário e senha, com isso já é possível acessar a conta, e é por isso que grandes plataformas sugerem a utilização de um login em duas etapas. O Instagram trouxe essa possibilidade, basta ativar também no menu de segurança conforme a imagem abaixo feita pelo site PC Mag.

Dessa forma, você receberá um SMS com um código de segurança sempre que for logar novamente. Como os smartphones costumam salvar a senha e o login, essa é uma boa prática, já que dificilmente você logará com o seu Instagram em um novo dispositivo, e caso alguém tente isso, precisará do código.

Continua após a publicidade

A rede social também permite que você verifique as atividades de logins em sua conta. Você pode ver quando e onde seu perfil foi acessado com sua senha e caso identifique alguma atividade suspeita, basta trocar a senha.

Via: The Verge, PC Mag Fonte: Instagram

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.