Entenda o que é o Windows 10X, versão do sistema da Microsoft para PCs de tela dupla
Créditos: Neowin

Entenda o que é o Windows 10X, versão do sistema da Microsoft para PCs de tela dupla

Ele não será uma atualização do Windows 10, mas algo para coexistir no mercado

Na semana passada, a Microsoft apresentou vários novos produtos Surface, e o Neo de tela dupla foi um dos destaques. O novo laptop que só chegará no final de 2020 roda o Windows 10X, que é uma versão simplificada do Windows 10, mas que pode executar programas herdados em diferentes telas ao mesmo tempo. E nesta notícia iremos desbravar um pouco mais do que esse sistema traz.

03/10/2019 às 10:42
Notícia

Microsoft apresenta Surface Neo e Surface Duo, laptop e smart...

Os dois dispositivos ainda estão em desenvolvimento e devem chegar no final de 2020

A Microsoft diz que o Windows 10X é "o melhor do Windows 10 criado para permitir experiências únicas em PCs de tela dupla com multi-posições". Ele foi projetado especificamente para notebooks e PCs com duas telas e com processadores Intel internos. Ele não é uma atualização do Windows 10, mas sim um sistema diferente, para outros dispositivos. Ele irá coexistir e complementar o que já existe no mercado.

A gigante do software afirma que a interface será imediatamente familiar ao usuário, mas também se desenvolverá enquanto a pessoa manipula seu dispositivo de duas telas.

"Hoje, os fãs do Windows 10 poderão usar o Windows 10X com praticamente nenhuma curva de aprendizado. A navegação e a funcionalidade parecerão familiares, e um PC com Windows 10X parecerá um membro natural da família Windows 10." - Microsoft.

Ele utiliza o que a Microsoft chama internamente de tecnologias de "um núcleo". Ou seja, usa "um conjunto comum de tecnologias compartilhadas no Windows 10 que desbloqueia uma série de dispositivos em todo o espectro, desde consumidores a empresas e setores". Até o momento, elas são utilizadas para construir PCs desktop, consoles XboxHoloLens, etc.

O Windows 10X permite que o usuário use uma variedade de aplicativos de desktop Windows e Win32 (esse último graças ao suporte recém-implementado). A Microsoft acredita que a sua flexibilidade será bem recebida pelas seus clientes comerciais. 

Continua após a publicidade

"Isso, junto com a componenteização mais profunda e investimentos adicionais, nos dá o poder de oferecer experiências mais flexíveis com uma ampla variedade de tipos de entrada e posições de hardware, enquanto gerencia aplicativos Windows e como eles usam a bateria." - Microsoft. 

A Microsoft deu uma prévia do Windows 10X no seu modelo do Surface Neo ainda em desenvolvimento, mas garante que ele será seguido de dispositivos de empresas como Asus, Dell, HP e Lenovo que também rodarão o sistema. Ele estará disponível antes do período de feriados de 2020.

Via: Hexus Fonte: Microsoft
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.