NASA está trabalhando em aviões elétricos para voos comerciais
Créditos: Nasa

NASA está trabalhando em aviões elétricos para voos comerciais

A agência promete aeronaves mais econômicas, silenciosas e menos poluentes

O avião STARC-ABL da Nasa está sendo construído com a promessa de ser mais silencioso, econômico e menos poluente que os aviões comerciais que circulam atualmente. E esse é apenas um dos modelos trabalhados para substituir os que são utilizados atualmente, com muito trabalho ainda a ser feito.

Segundo ela, para que seja possível fazer um voo elétrico deste porte, é necessário criar uma aeronave capaz de voar com segurança operando com pelo menos 1MW de potência. O modelo para viagens que está sendo pensado precisa de cerca de 2.4MW para funcionar, o suficiente para abastecer 2000 casas com energia. O desafio é deixar os componentes menores e mais leves, além de conseguir atingir esses números.

Para que isso seja possível, a Nasa fechou uma parceria de U$12 milhões com a General Eletrics (GE) e utilizará carboneto de silício, um material super leve, duro e resistente ao calor. Até temperaturas acima de 1400°C, ele pode se manter no mesmo estado. 

Enquanto a STARC-ABL ainda está no estágios iniciais de desenvolvimento, uma outra aeronave já está quase nos estágios de teste. A X-57 Maxwell é uma aeronave totalmente elétrica e que testará a eficiência de muitas teorias sobre o funcionamento de um modelo aéreo. Ela servirá como base para a construção dos aviões maiores que serão construídos pela NASA, incluindo a STARC-ABL. Os testes serão tripulados e uma data deve ser definida e publicada em breve.

A construção desse tipo de aeronave tem se mostrado cada vez mais viável, recentemente, a Kitty Hawk apresentou seu avião totalmente elétrico que é até 100 vezes mais silencioso que um helicóptero.

Via: UniverseToday Fonte: Nasa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.