USB 4.0 está chegando e terá velocidades de até 40Gbps
Créditos: Via/Techzillo

USB 4.0 está chegando e terá velocidades de até 40Gbps

Intel já enviou documentos para suporte do USB 4 ao kernel do Linux

O USB 4.0 está sendo preparado para chegar no mercado tecnológico, segundo conta o site Phoronix. Na terça-feira desta semana, a Intel enviou a documentação necessária para permitir o suporte do padrão de conexão USB 4.0 no Kernel do sistema operacional Linux. Isso significa que a nova geração de conectores está a poucos passos de seu lançamento oficial no mercado.

21/08/2019 às 10:23
Notícia

A Apple pode trazer carregamento rápido com padrão USB-C na c...

O iPhone 11 pode ser o primeiro smartphone da empresa com suporte a carregamento rápido

O protocolo USB (Universal Serial Bus) foi criado em 1996, a primeira versão suportava o máximo de 12Mbps, uma diferença considerável do USB 2.0, lançado no ano 2000 com velocidade máxima de 480Mbps. Para a versão 4.0 é esperada a velocidade de até 40Gbps, chegando ao nível do que oferece atualmente o padrão Thunderbolt 3.

O novidade também deve trazer novas adaptações ao formato USB Tipo-C, com suporte às interfaces PCIe e DisplayPort. Funcionalidades como suporte de até 2 telas 4K e a um display 5K são esperados, além de carregamentos de até 100W.

Para que tudo ocorra como esperado e os engenheiros possam trabalhar na compatibilidade e padronização do formato sem problemas, a Intel está enviando essas documentações e preparando os drivers de suporte.

Apesar de todo o caminho de preparação, justamente por se basear na tecnologia Thunderbolt 3, o USB 4.0 deve enfrentar um caminho mais tranquilo de adaptação daqui para frente. Boa parte do código dos drivers para Thunderbolt poderão ser reutilizados, diminuindo o tempo que os desenvolvedores do kernel terão que ocupar lidando com isso.

USB Implementers Forum define o padrão
USB 4.0 e torna facultativo o suporte a Thunderbolt

Até o momento, 22 patches foram submetidos e somam um total de 4.000 linhas de novos códigos. O driver já está na fase de solicitação de pull, o que significa que ele aparecerá logo na área mainstream do sistema, tudo indica que ocorrerá no lançamento do kernel 5.5. Para isso, porém, é necessário que recursos como gerenciamento de energia estejam funcionando corretamente.

Fonte: Adrenaline, Phoronix

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.