Índice do Artigo

Drones

Conheça DORY, drone aquático controlado por aplicativo de celular

Gadget entrou em financiamento coletivo e pode ser entregue a apoiadores do mundo todo

Apesar de a palavra drone ser utilizada principalmente para tratar de aeronaves controladas de tamanho reduzido, parece que ela está ganhando um novo significado. Uma empresa está lançando o Dory, drone aquático que promete mergulhar até 15 metros de profundidade e fazer capturas de vídeos sensacionais.

YouTube video

Dory está em financiamento coletivo no Kickstarter pela empresa Chasing e tem a simples proposta de filmar embaixo d’água, ser pequeno e fácil de usar. Para começar, o time de desenvolvedores pediu U$30 mil no site, mas no momento que escrevo esta notícia, já passa de U$125 mil com 301 apoiadores. Ainda restam 16 dias para a campanha terminar, o que mostra potencial para a invenção.

Um dos seus principais destaques está na portabilidade, ele pesa cerca de 1.3KG e cabe em uma mochila. Diferente da grande maioria dos drones aéreos, ele utiliza apenas um aplicativo de celular para ser controlado. Também há uma pré-visualização na tela do aparelho para a navegação, permitindo ter precisão na exploração e o foco em algum ponto específico.

Para você que pode estar se perguntando como funciona a conexão do celular com o dispositivo, ela não acontece entre o drone em movimento e o celular. Dory é conectado a uma boia/estação por um fio responsável por passar comandos recebidos pelo celular, já o smartphone estabelece uma conexão WiFi com a estação. Segundo a empresa, esse modo foi escolhido porque as ondas de rádio não viajam bem através da água, principalmente em grandes profundidades, por isso é necessário fazer uma conexão com fio até a superfície. Ela também conta que isso acaba sendo uma vantagem, já que é possível puxar o drone pela corda a qualquer momento.

A câmera traz um sensor CMOS de 1/2.9″ com abertura máxima de f/1.6 e uma lente de 50mm. Tem ISO variável de 100-3200 e gera fotos de no máximo 2MP (1920×1080) e vídeos de no máximo 4MP. Não foram reveladas imagens que podem nos dar uma noção da qualidade de imagem da câmera, mas pelos modelos anteriores podemos ter uma ideia. O vídeo abaixo é do canal da Chasing no YouTube e mostra as imagens geradas com um modelo anterior.

YouTube video

O valor inicial para apoiar a empresa e já receber um Dory é de U$349, ajudando com U$379 o apoiador recebe uma mochila e está livre de taxa de entrega para todo o mundo (fica a dica para os brasileiros).

Esse não foi o primeiro drone da empresa, o Dory é na verdade o terceiro de uma família que vem se aperfeiçoando, passando pelo Gladius Pro (2017) e o Gladius Mini (2018), vencedor do prêmio de design de produto Red Dot.

Via: Kickstarter