BIA: Assistente de voz do Bradesco agora tem integração com Alexa
Créditos: Bradesco

BIA: Assistente de voz do Bradesco agora tem integração com Alexa

O sistema de inteligência artificial do banco agora poderá ser acessado através da assistente da Amazon

A BIA (Bradesco Inteligência Artificial), é utilizada pela Rede de Agências Bradesco para o atendimento de clientes tirando dúvidas diversas sobre seus serviços. A partir de agora, ela passa a ter interação com a Alexa, serviço de voz baseado na nuvem da empresa norte-americana Amazon e que acaba de ser lançada no Brasil.

Com a novidade, os clientes do Banco podem, utilizando a voz, esclarecer dúvidas sobre produtos e serviços, consultar saldo e realizar pagamento de boletos cadastrados em DDA (Débito Direto Autorizado). As consultas utilizando o dispositivo podem ser realizadas em qualquer equipamento onde a Alexa esteja disponível, como o Amazon Echo. O cliente aciona a BIA dizendo a frase “Alexa, abra a BIA do Bradesco” para começar a utilizar.

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Segundo o Bradesco, o banco é o primeiro a trabalhar com a Amazon para disponibilizar um serviço próprio em parceria com a Alexa aqui no Brasil.

A BIA começou a funcionar em 2016 e atualmente dispõe de 67 produtos e serviços para consulta. Desde agosto de 2017, a inteligência artificial do Bradesco utiliza a tecnologia de computação cognitiva da IBM, o Watson, que interage com os clientes do Banco através de um chat acionado por voz ou texto no App Bradesco.

12/07/2019 às 11:06
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Segundo a empresa, a BIA é capaz de esclarecer dúvidas de cerca de 90 produtos e serviços do Banco para os clientes, entre eles, Empréstimos, Financiamentos, Investimentos, Renegociação de Dívida, Consórcio, Câmbio, Cartão de Crédito, Seguros, Canais Digitais e Net Empresa. O Bradesco também comenta que mais de 12 milhões de clientes já utilizaram a BIA para consultar produtos e serviços. Desde a implantação, a BIA já ultrapassou 185 milhões de interações com clientes e funcionários, sendo que desse total, 75% foram realizados nos últimos 12 meses.

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As assistentes de voz são tendência e tornam o dia a dia das pessoas mais prático e permitem que as empresas ofereçam um serviço automatizado com um número reduzido de pessoas. Para melhorar o serviço, algumas empresas pedem que funcionários escutem trechos de conversas e falas de seus clientes com as assistentes, anotando erros e verificando a precisão do entendimento. Isso está gerando uma pequena polêmica, algumas pessoas alegam uma violação de privacidade, isso porque nem todos os áudio captados são os direcionados para a assistente.

As principais assistentes que passam por esse tipo de revisão são aquelas que servem para lidar com pessoas em momentos de lazer e descontração, como Amazon, Google, Apple, Samsung e Microsoft. Recentemente, funcionários da Microsoft revelaram que os trechos gravados pelo sistema da empresa, capturam falas em momentos variados.

Fonte: Bradesco

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