Drone articulado dobra os braços para passar por espaços pequenos
Créditos: HiPeR Lab

Drone articulado dobra os braços para passar por espaços pequenos

Manobra pode ser interessante com sistema FPV e em corridas de drones

Esta é a tecnologia mais surpreendente do mundo dos drones deste ano. O laboratório de pesquisa focado em drones HiPeR Lab, que já chamou atenção anteriormente, apresentou uma maneira no mínimo interessante de possibilitar a passagem de um drone por um espaço que normalmente não passaria. Os pesquisadores desenvolveram um drone articulado que é capaz de recolher seus braços em pleno voo para ser muito mais maleável e ter um deslocamento melhor. Confira no vídeo abaixo:

O vídeo explica que o sistema é composto por dobradiças que permitem o movimento livre dos quatro braços e também uma espécie de molas para dar velocidade e aprimorar o tempo de resposta necessário para a manobra. Segundo os pesquisadores, isso reduz a área da aeronave pela metade, facilitando em muito sua passagem por locais estreitos e de difícil acesso.

Como é algo experimental, uma tecnologia recém desenvolvida, não é algo que devemos ver sendo adotado por uma empresa em um lançamento próximo, mas parece realmente promissor e não é difícil imaginar que, em um futuro não tão distante, grandes fabricantes possam utilizar a tecnologia. A equipe por trás desse sistema garante que o desenvolvimento já foi pensado no que há atualmente em termos de controle e programação, sendo necessária apenas algumas configurações adicionais.

Parrot anuncia sistema
FPV para o seu drone Anafi

A pesquisa foi feita com a participação dos pesquisadores Nathan Bucki e Mark W. Mueller, e acrescenta algo que pode ser muito utilizado em modalidades competitivas de drones. Com a criação de sistemas de visualização em primeira pessoa para drones, ter a possibilidade de manobras por espaços pequenos pode deixar as corridas ainda mais eletrizantes e acrescentar um diferencial para a modalidade.

Com essa característica, os campeonatos podem passar a incluir obstáculos mais desafiadores e criar um trajeto ainda mais interessante para os corredores e também para quem está assistindo. No vídeo acima, uma corrida com drones disputada na Australia.

Fonte: HiPer Lab, ABC News

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.