Intel divulga novo roadmap para o futuro de suas memórias, incluindo Optane e SSDs
Créditos: Intel

Intel divulga novo roadmap para o futuro de suas memórias, incluindo Optane e SSDs

Planos da empresa confirmam lançamento de QLC NAND de 144 camadas em 2020

A Intel realizou um evento na Coreia do Sul durante a última semana onde a empresa falou um pouco sobre seus planos para o futuro de suas tecnologias de memória. Foi revelado um roadmap mostrando mais ou menos em que momento podemos esperar novas gerações de tecnologias Optane, QLC e TLC NAND, ou seja, de produtos para empresas e SSDs para PCs domésticos também. Confira abaixo o roadmap:

Durante o evento foi revelado que a Intel pretende lançar a segunda geração de seus SSDs Optane em breve, que são produtos de altíssima performance fabricados na tecnologia 3D XPoint para o segmento empresarial. Os novos Optane ainda serão baseados na primeira geração da 3D XPoint e levam o codinome Barlow Pass, com lançamento planejado para ser perto dos processadores Cooper Lake e Ice Lake, ou seja, em 2020.

Voltando nossa atenção para os produtos domésticos, temos a previsão da chegada de SSDs fabricados em QLC NAND e TLC NAND de 144 camadas. Primeiro devemos ver os modelos QLC aparecendo em 2020, que são mais baratos, e depois os TLC mais tarde no mesmo ano. O QLC não deve trazer um salto de performance tão visível em relação a modelos que temos de SSDs atualmente, mas o TLC já deve mostrar uma velocidade sensivelmente mais rápida.

Antes do lançamento dessas novas tecnologias, no entanto, devemos ter a chegada de um novo modelo de SSD logo no início de 2020. O 665p vai chegar para substituir o 660p, sendo ainda um modelo de 96 camadas com um valor reduzido, focado no custo x benefício e em oferece produtos com mais capacidade.

Fonte: TechPowerUp
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.