Créditos: Boston Dynamics

O Spot, cão robô da Boston Dynamics, já está sendo comercializado!

O robô está disponível para quem tenha interesse em usá-lo para fins industriais

O cão robô da Boston Dynamics, o Spot, está oficialmente sendo comercializado. A empresa lançou o vídeo promocional (pode ser visto clicando no ícone acima) para indicar a disponibilidade do seu robô de "quatro patas" no mercado recentemente e há uma página específica para as empresas que tiverem interesse em adquirir a primeira versão desse projeto. Para efetuar a compra do robô é necessário entrar em contato com a Boston Dynamics, o site em si não revela o preço do robô.

Site do Produto: Boston Dynamics, Spot

Até o momento, os vídeos divulgados pela empresa mostravam mais a parte divertida (como dançar), esquisita e incrível da inovação robótica. Com esse novo vídeo a Boston Dynamics focou nas especificações e capacidades que o Spot tem.  Ele pode se mover a 4,8km/h, tem uma autonomia média de cerca de 90 minutos e pode operar em terrenos acidentados. A bateria do cão robô fica na "barriga" dele, e os donos podem fazer a troca para mantê-lo ativo.

As imagens abaixo foram feitas pelo site The Verge, que teve contato com o robô para testes. Para vê-as de forma ampliada, clique nas fotos.

Apesar da aparência do Spot lembrar muito um animal de estimação, a sua utilidade é totalmente diferente disso. Ele foi construído para usos industriais. Na descrição do vídeo postado no canal do YouTube, a empresa informa que "Os primeiros clientes já estão testando o Spot para monitorar locais de construção, fornecer inspeção remota em instalações de gás, petróleo e energia e segurança pública".

11/05/2018 às 15:33
Notícia

Robô da Boston Dynamics ganha capacidade de navegar sozinho p...

SpotMini consegue mapear área ao seu redor para evitar obstáculos e até subir escadas

O robô não foi projetado para ter contato de interação com humanos. Ele pode ser equipado para fazer transporte de objetos e auxiliar em diversos ramos. Uma das maiores preocupações é o uso maldoso desse tipo de tecnologia, algo que a empresa se preocupou durante o desenvolvimento do produto. Michael Perry, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Boston Dynamics afirma que a Boston Dynamics está tomando os devidos cuidados na orientação de seus clientes

Fundamentalmente, não queremos ver o Spot fazendo nada que prejudique as pessoas, mesmo que simulado. Isso é algo em que estamos bastante firmes quando conversamos com os clientes

Continua após a publicidade

- Michael Perry

 

O Spot pode ser controlado e personalizado com uma ampla gama de aplicativos, que é disponibilizada pela empresa. As instruções podem ser dadas por meio de um controle remoto, que vai ser a interação do robô com as pessoas. A empresa informa que ele já está sendo produzido em massa, portanto há a indicação de que ele seja amplamente comercializado e usado em benefício das pessoas.

Para conferir as impressões que o site The Verge teve com o robô, veja o vídeo abaixo:

Via: Cnet
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.