Google realiza cálculo quase impossível com seu computador quântico

Google realiza cálculo quase impossível com seu computador quântico

Cálculo foi quebrado em apenas 3 minutos e 20 segundos. O melhor computador do mundo levaria milhares de anos

A Google acaba de anunciar que seu computador quântico realizou um cálculo que seria praticamente impossível até mesmo para o melhor supercomputador do mundo. O computador quântico interno da Google quebrou o cálculo de um gerador de números aleatórios em apenas 3 minutos e 20 segundos, em comparação, o supercomputador mais rápido do mundo chamado de Summit levaria cerca de 10.000 anos para realizar o mesmo cálculo.

Site Google Quantum

Um artigo recente intitulado de "Supremacia quântica usando um processador supercondutor programável" foi publicado e rapidamente removido do site da NASA. O documento que dizia que "para nosso conhecimento, esse experimento marca a primeira computação que só pode ser realizada em um processador quântico". Os computadores quânticos têm o potencial de mudar a maneira como elaboramos logística, desenvolvemos inteligência artificial e quebramos a criptografia. É por isso que empresas como a Google, Intel e IBM estão trabalhando nessas tecnologias.

Esse documento contendo detalhes do trabalho foi publicado em um servidor da NASA na semana passada, antes de ser removido rapidamente. Vários meios de comunicação comentaram os rumores mas a Google não fez comentários oficiais. Uma cópia do artigo feito pela revista digital New Scientist contém detalhes de um processador quântico chamado Sycamore que contém 53-qubit - supercondutores quânticos, sistema que pode ter alcançado a supremacia quântica.

Ainda de acordo com as notícias, a Google parece ter feito parceria com a NASA para ajudar a testar seu computador quântico. Em 2018, as duas organizações fizeram um acordo com o mesmo objetivo. Mas algumas polêmicas ainda cercam a suposta conquista do computador da Google. Em entrevista, Dario Gil, chefe de pesquisa da IBM, disse que a alegação é "indefensável - é simplesmente errado". Ele ainda disse que o Sycamore não passa no teste decisivo de um computador quântico de uso geral, pois foi projetado para resolver um problema específico.

"Essa aceleração dramática em relação a todos os algoritmos clássicos conhecidos fornece uma realização experimental da supremacia quântica em uma tarefa computacional e anuncia o advento de um paradigma computacional muito esperado", diz uma parte escrita no artigo.

Via: Tweak Town

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

HP anuncia três novos Chromebooks com foco em educação

HP anuncia três novos Chromebooks com foco em educação

Chromebook 11 G8 EE, Chromebook x360 G3 EE 11 e o Chromebook 14 G6 podem ser usados por alunos e professores


Engenheiro cria super câmera que pode tirar fotos até de neurônios funcionando

Engenheiro cria super câmera que pode tirar fotos até de neurônios funcionando

Dispositivo também consegue capturar imagem de objetos transparentes


YouTube melhora proteção da privacidade das crianças

YouTube melhora proteção da privacidade das crianças

Mudanças anunciadas em setembro passado já começaram a ser implementadas


Garmin lança Tactix Delta, smartwatch feito seguindo padrões militares

Garmin lança Tactix Delta, smartwatch feito seguindo padrões militares

Relógio inteligente também traz diversas funcionalidades táticas


CEO da Google propõe regular inteligência artificial

CEO da Google propõe regular inteligência artificial "de forma sensata"

Executivo destacou que a tecnologia sempre possui partes boas e ruins