As vendas de smartphones no Brasil alavancaram nos últimos meses e acabaram surpreendendo o mercado, já que a última vez que isso aconteceu foi em 2016. No período dos meses de abril, maio e junho de 2019 foram vendidos 852 mil unidades de feature phones, os telefones celulares mais simples do mercado em questão de hardware mas que ainda trazem recursos modernos. Essas vendas no último trimestre representam um crescimento de 34% em relação ao segundo trimestre de 2018, algo que não acontecia desde o terceiro trimestre de 2016.
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Em 2018, o mercado de smartphones também registrou alta de 6,2%, com 12,1 milhões de unidades vendidas, superando as previsões que indicavam queda de 6%. O estudo IDC Brazil Mobile Phone Tracker Q2/2019 foi realizado pela IDC Brasil. De acordo com a pesquisa, 2016 foi quando o cenário econômico fez o consumidor buscar celulares mais baratos e registrou aumento de 48%.
"O surpreendente resultado das vendas de feature phones foi impulsionado pela entrada de um novo sistema operacional para a categoria, o KaiOS. O KaiOS deixou os feature phones inteligentes e passou a atender o consumidor que prefere modelos mais simples e fáceis de usar, mas que também quer usar os aplicativos que já fazem parte da rotina do brasileiro", explica Renato Meireles, analista de Mobile Phones & Devices da IDC Brasil. Com as inovações, o preço do celular aumentou 4% e passou a custar, em média, R$ 132. A receita também cresceu e no segundo trimestre de 2019 foi de R$ 112, 7 milhões, 39,3% maior que no mesmo período do ano passado.
O crescimento no mercado de smartphones se deve aos novos modelos das fabricantes, com novos recursos, especificações e design. O preço médio ficou em torno de R$ 1.252, o que resultou em um faturamento de R$ 15,1 bilhão, 15,6% a mais do que o segundo trimestre de 2018.
Para o terceiro trimestre de 2019, a previsão da IDC Brasil para o mercado de feature phones é de alta de 31,4%. Já os smartphones deverão ter queda de 1%, de acordo com a mesma previsão. Com essa queda, especula-se que fabricantes vendam smartphones com preços mais baixos já que no segundo trimestre o preço médio subiu 8,9%. Assim, o varejo deve fazer promoções para estimular o consumo e baixar os estoques.