O novo padrão Wi-Fi 6 foi lançado oficialmente ontem, dia 16, e os primeiros smartphones a receberem a sua certificação são os novos Galaxy Note 10 e 10+ da Samsung. Antes deles, os Galaxy S10 já possuíam compatibilidade com o novo padrão de conexão sem fio, e a Apple também anunciou que o trio recém-lançado de iPhones 11 possui o suporte. No entanto, ser compatível e ter o selo "Wi-Fi Certified 6" são coisas diferentes.
Ter a certificação Wi-Fi 6 significa que os dispositivos suportam totalmente o novo padrão e permitem que as redes funcionem de maneira ideal. A lista completa de dispositivos certificados até o momento incluem, além da Samsung, as marcas Intel, Qualcomm, Marvell, Cypress, Broadcom, e Ruckus. Você pode conferi-la aqui.
Saiba tudo sobre o Wi-Fi 6 e entenda como ele vai mudar a con...
A nova geração da conexão sem fio traz mais velocidade e segurança - e um nome mais amigável
Para aqueles que não estão por dentro do assunto Wi-Fi 6, este é o novo nome (mais amigável) da tecnologia 802.11ax. O novo padrão promete cerca de quatro vezes a capacidade que o Wi-Fi 5 (802.11ac) oferece, além de mais segurança e aparelhos conectados de uma vez só. Os roteadores com suporte usam duas tecnologias principais para melhorar a eficiência de transmissão de sinal: a MU-MIMO (Multi-Usuário, Entrada Múltipla, Saída Múltipla) e OFDMA (Acesso Múltiplo por Divisão de Frequência Ortogonal).
Alguns outros recursos que o Wi-Fi 6 traz são:
- Canais de 160 MHz para aumentar a largura de banda e permitir que as pessoas tenham maior desempenho com baixa latência;
- Assinatura BSS Color para ajudar na identificação de pacotes de informações de rede;
- Target Wake Time (TWT); e
- protocolo WPA3 com criptografia de 192 bits.
Para conhecer os detalhes sobre esses recursos e sobre o Wi-Fi 6 em geral, não deixe de conferir o nosso artigo recém atualizado!
Via: GSM Arena Fonte: Samsung