Premiere Pro: Adobe vai utilizar IA para melhorar edição de vídeos mobiles
Créditos: Adobe/Reprodução

Premiere Pro: Adobe vai utilizar IA para melhorar edição de vídeos mobiles

Efeito ajusta o enquadramento e adapta para quadrado e vertical

A Adobe anunciou uma ferramenta que permite enquadrar o foco principal de um clipe dentro do Premiere Pro, ajustando automaticamente para dispositivos mobiles. De um vídeo original em 16:9, a Adobe promete gerar vídeos em proporção 1:1 e 9:16 sem grandes dificuldades.

O software utiliza inteligência artificial para reconhecer o destaque de uma cena e centralizá-lo. É possível escolher o formato quadrado e vertical.

Chegando em breve para o Premiere Pro, a ferramenta chamada de Auto Reframe ainda não tem data de chegada, mas não deve demorar para aparecer em alguma próxima atualização do software de edição.

Para utilizar a funcionalidade, basta ir até a aba de efeitos e procurar por Auto Reframe e arrastar para o clipe desejado. O programa passa a analisar os quadros e determina um novo enquadramento para o resultado final.

É possível escolher três pré-configurações para manter o alvo principal no centro, Slower Motion, Default, Faster Motion. Cada uma determina a velocidade e suavidade com que a inteligência artificial centraliza o que há de mais importante. Depois de o programa escolher o posicionamento, é possível fazer ajustes, caso a IA não faça escolhas do gosto do editor.

Não são apenas clipes que podem ser alterados automaticamente, sequências também podem ser completamente ajustadas. Após determinar as configurações para o agrupamento de clipes, uma nova sequência é criada automaticamente, preservando a original. A nova traz os novos enquadramentos.

No vídeo abaixo é explicado em detalhes a funcionalidade.

Para não perder todos os keyframes já determinados na edição, há a opção de mantê-los antes de criar a nova sequência.

Continua após a publicidade

Utilizar o Auto Reframe pode ser um grande facilitador para o editor de vídeo que precisa gerar uma versão widescreen e outras pensadas para plataformas mobile como Facebook e Instagram. Se antes o alvo principal do vídeo precisava ser ajustado clipe por clipe para uma nova versão, agora poderá ser feito através da inteligência artificial.

Fonte: Adobe

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.