Ônibus de São Paulo passam a aceitar pagamentos com NFC a partir de segunda
Créditos: Klaus Vedfelt/Getty Image

Ônibus de São Paulo passam a aceitar pagamentos com NFC a partir de segunda

Pulseiras inteligentes, celulares, cartões de crédito/débito e outros dispositivos podem ser utilizados

A prefeitura de São Paulo anunciou que 12 linhas da cidade terão ônibus com sistema de pagamento por aproximação, permitindo cartões de crédito Visa, Elo, MasterCard e outros dispositivos com tecnologia contactless para o pagamento da tarifa.

Os testes começam nesta segunda-feira (16) com duração de três meses ou até completar 500 mil transações. Os ônibus com esse modelo de pagamento terão sinalização na porta ou no próprio validador.

Análise: Xiaomi Mi Band 4 - enfim o
vestível superbarato ganhou uma boa tela [+update]

A definição também tem relação com alto número de visitantes que São Paulo recebe. Segundo Edson Caram, secretário de Mobilidade e Transportes, isso facilitará a vida do cidadão e também dos turistas. A imagem abaixo demonstra como será o pagamento, a Prefeitura explica no tuíte que a utilização é igual a do Bilhete Único, que manterá sua validade normalmente.

As linhas escolhidas, segundo a nota, seguiram o critério de atender todas as regiões da cidade, incluindo terminais, estações de metrô e avenidas com grande fluxo de turistas. Para demonstrar melhor e explicar como funcionará a utilização do novo modelo, a SPTrans, @sptrans no Twitter, será a responsável por fazer um material educativo.

Continua após a publicidade

A primeira fase do projeto, que cobre cerca de 200 ônibus, tem as seguintes linhas afetadas:

2590/10 — Pq. D. Pedro II/União de Vl. Nova
4031/10 — Metrô Tamanduateí/Pq. Sta. Madalena
6030/10 — Term. Sto. Amaro/UNISA – Campus 1
917M/10 — Metrô Ana Rosa/Morro Grande
2002/10 — Term. Bandeira/Ter. Pq. D. Pedro II
715M/10 — Lgo. da Pólvora/Jd. Maria Luiza
908T/10 — Butantã/Pq. D. Pedro II
9300/10 — Ter. Pq. D. Pedro II/Ter. Casa Verde
9500/10 — Pça. Do Correio/Term. Cachoeirinha
5129/10 — Term. Guarapiranga/Jd. Miriam
807M/10 — Shop. Morumbi/Term. Campo Limpo
675R/10 — Metrô Jabaquara/Grajaú

A tecnologia NFC, que será utilizada, está presente em diversos dispositivos, incluindo até mesmo pulseiras inteligentes comercializadas em todo o mundo.

Fonte: Prefeitura de São Paulo
User img

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama. Neri também fala bastante em terceira pessoa, gosta de descontrair e está sempre nas redes sociais.

Conheça o Luna! O novo serviço de STREAMING de JOGOS da Amazon

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.