Casal australiano é preso no Irã após voo ilegal com drone

Casal australiano é preso no Irã após voo ilegal com drone

Blogueiros filmavam viagem da Austrália a Londres quando foram presos

Um casal australiano foi preso no Irã após o comandarem o voo ilegal de um drone. Os australianos já estão detidos há 10 semanas na prisão de Evin, em Teerão, capital do Irã. Essa prisão é conhecida por ser o lugar de presos políticos e espiões, já que a sentença do casal foi de que eles estariam espionando o país.

Recentemente foram divulgados os nomes do casal, revelando que eram dois blogueiros australianos que estavam filmando sua viagem da Austrália até Londres e publicando nas redes sociais YouTube e Instagram. Entretanto, o Irã tem regras rígidas em relação a drones que não permitem que as pessoas pilotem eles sobre multidões, sobre Teerã ou sobre áreas naturais específicas do país. Normalmente, pilotar sem permissão um drone no Irã resulta em prisão por seis meses e deportação imediata. 

Além desse casal, uma outra australiana também está presa na prisão de Evin, supostamente em confinamento solitário. A australiana é atualmente acadêmica da Universidade de Cambridge, e foi presa e condenada a 10 anos de prisão no Irã. As acusações ainda são desconhecidas. Nessa situação, o governo australiano está negociando a libertação dos três cidadãos. O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, disse a repórteres que o governo acompanhará o caso de perto, além de manter os casos "abafados".

25/05/2019 às 17:10
Artigo

Veja o que é necessário por lei ao decolar um drone no Brasil

Muitos não sabem que para decolar grande parte dos drones é necessário alguns procedimentos

No Brasil, a Agência Nacional de Aviação Civíl (ANAC) já definiu as regras para uso de drones em território nacional. A regulamentação leva em consideração o porte do aparelho e altura em que irá sobrevoar como critérios para diferentes tipos de exigências. Quem descumprir as normas poderá responder por processo administrativo, civil e penal, e o piloto poderá até ser preso caso o uso do equipamento coloque em risco a saúde de outras pessoas, ou represente perigos para a aviação nacional.

No mês de Junho deste ano, as Forças Armadas do Irã derrubaram um drone dos EUA na região do Estreito de Ormuz no Oriente Médio. De acordo com o governo do Irã, o drone americano era um espião, enquanto os Estados Unidos afirmavam que era um drone de vigilância. Veja o momento em que o míssil atinge o drone estadunidense nesta reportagem do Jornal Nacional.

Via: Drone DJI Fonte: The Guardian
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Estamos com a MI BAND 5! Veja o que a PULSEIRA INTELIGENTE da XIAOMI pode fazer

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.