Intel anuncia parceria para levar tecnologias à Olimpíadas de Tóquio 2020

Intel anuncia parceria para levar tecnologias à Olimpíadas de Tóquio 2020

Computação, conexão e VR serão recursos proporcionados pela Intel

A Intel anunciou uma parceria com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 (TOCOG) para trazer tecnologias e recursos às Olimpíadas de Tóquio. As tecnologias serão baseadas em plataformas 5G, soluções de inteligência artificial (IA) e suporte aos torneios de eSports. De acordo com a Intel, a empresa vai focar em três soluções principais para as Olimpíadas de 2020:  computação, conexão e experiências.

Intel nas Olimpíadas de Tóquio 2020

Em computação, e Intel pretende conectar fãs e atletas usando tecnologias como o 3D Athlete Tracking (3DAT) e Realidade Virtual para o treinamento dos gestores locais. Será usada a tecnologia 3D Athlete Tracking (3DAT), uma solução de visão computacional que usa a inteligência artificial para melhorar as experiências visuais dos espectadores das Olimpíadas com insights realistas e visualizações sobrepostas durante os eventos esportivos. A Intel em parceria com o Serviço de Transmissão Olímpico (OBS), usa quatro câmeras altamente móveis para capturar a forma e o movimento dos atletas e aplicar algoritmos de estimativa de postura, otimizados para os processadores Intel Xeon, analisando a biomecânica do movimento de cada atleta. Em seguida, o sistema combina esses dados que podem ser transmitidos durante os replays dos eventos de 100 metros rasos e outras provas de atletismo.

O treinamento em VR também será usado para criar uma experiência de aprendizagem imersiva para os principais gestores dos locais de competição. Esse treinamento irá incluir a construção de versões digitais, técnica conhecida como "digital twinning", oferecendo várias oportunidades para uso desses dados em treinamentos, planejamento, simulações etc.

Para conexão, a Intel vai utilizar da tecnologias 5G e plataformas de infraestrutura que estão abrindo o caminho para o desenvolvimento de conectividade gigabit, novas soluções de mobilidade, experiências de visualização mais imersivas, aplicativos de cidade inteligente de ponta e serviços avançados de transmissão. A Cisco é parceira da Intel para fornecer uma rede segura, confiável e flexível para suportar as operações das Olimpíadas na execução de redes de missão crítica nos maiores palcos do mundo, conectando 42 locais de competição incluindo o Estádio Olímpico e demais localidades, como a vila dos atletas, a sede do comitê organizador, bases de transmissão e hotéis.   

Para experiências a Intel aposta na imersão, incluindo reconhecimento facial NEC e até soluções de IA para criar a música tema das Olimpíadas de Tóquio 2020 e todos os eventos esportivos que antecedem a grande festa do esporte. A tecnologia de reconhecimento facial NEC oferece um sistema de reconhecimento facial em larga escala chamado "NeoFace" para as Olimpíadas e Paraolimpíadas de Tóquio 2020. Será viável o reconhecimento facial na identificação de mais de 300.000 pessoas, incluindo atletas, voluntários, imprensa e outros funcionários na entrada de todos os locais e acomodações do evento. As vantagens incluem a prevenção de riscos relacionados a fraudes de identidade e a redução do tempo de espera para verificação de documentos.

Outro recurso disponibilizado pela Intel é o True VR, que traz aos espectadores experiências imersivas. A tecnologia Intel True VR será usada em uma série de esportes e locais das Olimpíadas de Tóquio 2020 e o conteúdo será transmitido pelas emissoras oficiais do evento, incluindo as cerimônias de abertura e encerramento, provas de atletismo, ginástica, boxe e vôlei de praia.

Google anuncia Android 10 (versão Go) com plataforma Adiantum de criptografia

Google anuncia Android 10 (versão Go) com plataforma Adiantum de criptografia

Essa variação do Android é feita especialmente para dispositivos com até 1.5GB de RAM


GoPro Hero 8 aparece por US$ 480 em loja polonesa

GoPro Hero 8 aparece por US$ 480 em loja polonesa

Câmera de ação pode ser anunciada no dia 1º de outubro


É OFICIAL! Zenfone 6 será lançado dia 21 de outubro no Brasil

É OFICIAL! Zenfone 6 será lançado dia 21 de outubro no Brasil

Asus confirma evento de lançamento do smartphone para o mercado brasileiro


Bliss OS, o Android ROM para PC, agora suporta API Vulkan

Bliss OS, o Android ROM para PC, agora suporta API Vulkan

Sistema foi lançado em abril deste ano e recebeu recentemente a atualização


GoPro vai revelar seu próximo produto em vídeo no dia 1º de outubro

GoPro vai revelar seu próximo produto em vídeo no dia 1º de outubro

Especula-se que empresa anuncie GoPro Max e GoPro Hero 8