Intel anuncia parceria para levar tecnologias à Olimpíadas de Tóquio 2020

Intel anuncia parceria para levar tecnologias à Olimpíadas de Tóquio 2020

Computação, conexão e VR serão recursos proporcionados pela Intel

A Intel anunciou uma parceria com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 (TOCOG) para trazer tecnologias e recursos às Olimpíadas de Tóquio. As tecnologias serão baseadas em plataformas 5G, soluções de inteligência artificial (IA) e suporte aos torneios de eSports. De acordo com a Intel, a empresa vai focar em três soluções principais para as Olimpíadas de 2020:  computação, conexão e experiências.

Intel nas Olimpíadas de Tóquio 2020

Em computação, e Intel pretende conectar fãs e atletas usando tecnologias como o 3D Athlete Tracking (3DAT) e Realidade Virtual para o treinamento dos gestores locais. Será usada a tecnologia 3D Athlete Tracking (3DAT), uma solução de visão computacional que usa a inteligência artificial para melhorar as experiências visuais dos espectadores das Olimpíadas com insights realistas e visualizações sobrepostas durante os eventos esportivos. A Intel em parceria com o Serviço de Transmissão Olímpico (OBS), usa quatro câmeras altamente móveis para capturar a forma e o movimento dos atletas e aplicar algoritmos de estimativa de postura, otimizados para os processadores Intel Xeon, analisando a biomecânica do movimento de cada atleta. Em seguida, o sistema combina esses dados que podem ser transmitidos durante os replays dos eventos de 100 metros rasos e outras provas de atletismo.

O treinamento em VR também será usado para criar uma experiência de aprendizagem imersiva para os principais gestores dos locais de competição. Esse treinamento irá incluir a construção de versões digitais, técnica conhecida como "digital twinning", oferecendo várias oportunidades para uso desses dados em treinamentos, planejamento, simulações etc.

Para conexão, a Intel vai utilizar da tecnologias 5G e plataformas de infraestrutura que estão abrindo o caminho para o desenvolvimento de conectividade gigabit, novas soluções de mobilidade, experiências de visualização mais imersivas, aplicativos de cidade inteligente de ponta e serviços avançados de transmissão. A Cisco é parceira da Intel para fornecer uma rede segura, confiável e flexível para suportar as operações das Olimpíadas na execução de redes de missão crítica nos maiores palcos do mundo, conectando 42 locais de competição incluindo o Estádio Olímpico e demais localidades, como a vila dos atletas, a sede do comitê organizador, bases de transmissão e hotéis.   

Para experiências a Intel aposta na imersão, incluindo reconhecimento facial NEC e até soluções de IA para criar a música tema das Olimpíadas de Tóquio 2020 e todos os eventos esportivos que antecedem a grande festa do esporte. A tecnologia de reconhecimento facial NEC oferece um sistema de reconhecimento facial em larga escala chamado "NeoFace" para as Olimpíadas e Paraolimpíadas de Tóquio 2020. Será viável o reconhecimento facial na identificação de mais de 300.000 pessoas, incluindo atletas, voluntários, imprensa e outros funcionários na entrada de todos os locais e acomodações do evento. As vantagens incluem a prevenção de riscos relacionados a fraudes de identidade e a redução do tempo de espera para verificação de documentos.

Outro recurso disponibilizado pela Intel é o True VR, que traz aos espectadores experiências imersivas. A tecnologia Intel True VR será usada em uma série de esportes e locais das Olimpíadas de Tóquio 2020 e o conteúdo será transmitido pelas emissoras oficiais do evento, incluindo as cerimônias de abertura e encerramento, provas de atletismo, ginástica, boxe e vôlei de praia.

User img

Mariela Cancelier

Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Apple pode reduzir custos de produção ao trocar chips Intel por ARM nos Macs

Apple pode reduzir custos de produção ao trocar chips Intel por ARM nos Macs

Análise de especialista aponta um gasto entre 40% e 60% menor para a empresa


Huawei lança Celia, assistente pessoal rival de Siri da Apple

Huawei lança Celia, assistente pessoal rival de Siri da Apple

Software deve chegar aos smartphones Huawei em abril


Uso do forno micro-ondas pode atrapalhar sinal do Wi-Fi na sua casa

Uso do forno micro-ondas pode atrapalhar sinal do Wi-Fi na sua casa

Pesquisa realizada pela Ofcom mostra interferência de eletrodomésticos na sua internet


Vídeos feitos com drones mostram Chicago e Zurique em quarentena

Vídeos feitos com drones mostram Chicago e Zurique em quarentena

Imagens mostram cidades vazias em meio à pandemia de Covid-19


Nova ferramenta da Google vai otimizar em até 40% GPUs da Qualcomm

Nova ferramenta da Google vai otimizar em até 40% GPUs da Qualcomm

Dispositivos com Snapdragon terão taxas de quadros mais altas e otimização da bateria