Android deve passar iOS e ser o principal SO de mobile games em 2020

Android deve passar iOS e ser o principal SO de mobile games em 2020

Preço de ações de marketing no Android seriam o diferencial para a ascensão do sistema

A empresa de marketing móvel Liftoff realizou uma pesquisa sobre o mercado global de games para smartphones e descobriu que o Android vai se tornar o principal sistema operacional de mobile games em 2020. A pesquisa analisou mais de 107 bilhões de impressões de anúncios, quase 82 milhões de instalações e 14 milhões de compras em 555 aplicativos de jogos entre junho de 2018 e maio de 2019. Oito países participaram da pesquisa, sendo eles Brasil, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Reino Unido, Rússia, Japão e Coreia do Sul.

Confira a pesquisa na íntegra aqui

27/08/2019 às 14:50
Notícia

Mario Kart Tour chega dia 25 de setembro para iOS e Android

Usuários já podem fazer seu pré-cadastro na Play Store e na App Store

De acordo com a pesquisa, o Android, que é o sistema mobile mais popular do mundo, possui uma tendência a conquistar o mercado de games pouco a pouco, chegando em se ápice no ano que vem. A ascensão do Android se deve aos custos por meio de ações de marketing. A Liftoff explica que o preço de aquisição de um usuário por meio de ações de marketing no Android é de US$ 3,21, enquanto no iOS esse valor é de US$ 4,85. Isso significa que o valor de custo de um jogo é duas vezes mais caro na plataforma iOS em relação ao Android. Isso faz com que os desenvolvedores prefiram a plataforma Android por ser mais barata. 

"No geral, o Android é a melhor opção de compra. A queda significativa nas taxas de compra de aplicativos do iOS deve pressionar os profissionais de marketing a revisar suas estratégias baseadas em plataforma. É preciso levar em conta essas tendências e considerar ações mais efetivas com foco em Android"
Dennis Mink, vice-presidente de Marketing da Liftoff

Além disso, outros números levantados pela pesquisa são os da taxa de in-app purchase (IAP), as aquisições de usuários por meio de compras realizadas dentro do próprio aplicativo/jogo para comprar mais vidas novos itens, por exemplo. Analisando esse critério, o iOS sofreu uma queda nas vendas de 21% para 13,2%, diminuindo a vantagem sobre o Android, que é de 9,5%.

Outro fator importante é dos smartphones que suportam games mais pesados. Com o lançamento do ROG Phone II da Asus (com SO Android), é quase certo que o consumo de games no Android vai crescer exponencialmente. O smartphone bateu recorde de vendas quando lançado na China, esgotando as vendas em 73 segundos.

22/07/2019 às 10:37
Notícia

Asus ROG Phone II estreia o Snapdragon 855 plus e traz vários...

Smartphone traz hardware potente e várias tecnologias para entregar mais performance em jogos

Mobile games no Brasil
De acordo com a pesquisa, o Brasil possui um custo baixo para anúncios de jogos - US$ 1,42. Apesar disso, ainda é difícil fazer com que o custo se transforme em vendas efetivas. A pesquisa analisou os dados de compra no aplicativo (IAP) e relatou que o custo para adquirir um usuário brasileiro em jogos pra smartphone é de US$ 33,88, aproximadamente R$ 130. No Brasil a taxa de engajamento, ou seja, conversão em vendas, é de 4,2%. 

Para comparação, o valor de custo do Brasil é bem próximo ao do Canadá, US$ 33,43, mas a taxa de engajamento é de 15,3% no país, bem superior à taxa do Brasil.

User img

Mariela Cancelier

Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Freeman Dyson, matemático e físico teórico de renome mundial, morre aos 96 anos

Freeman Dyson, matemático e físico teórico de renome mundial, morre aos 96 anos

O reflexo do trabalho do criador da "Esfera de Dyson" já apareceu muito na ficção científica


Novo clipe

Novo clipe "Stupid Love" de Lady Gaga foi filmado com um iPhone 11 Pro

A cantora Selena Gomez também já usou o aparelho da Apple para gravar vídeos


Suposto Huawei P40 Pro aparece em hands-on antes de lançamento oficial

Suposto Huawei P40 Pro aparece em hands-on antes de lançamento oficial

Smartphone deverá ser lançado apenas no dia 26 de março


Custo de produção do Xiaomi Mi 10 é estimado em US$ 440

Custo de produção do Xiaomi Mi 10 é estimado em US$ 440

Estimativa foi feita com Mi 10 de 12 GB + 256 GB


Samsung Galaxy Buds+ fica mais estável através de primeira atualização de firmware

Samsung Galaxy Buds+ fica mais estável através de primeira atualização de firmware

Update conserta problema de ruído branco de fundo que alguns usuários estavam enfrentando