Consulte online se você faz parte do 4º lote de restituição do Imposto de Renda

Consulte online se você faz parte do 4º lote de restituição do Imposto de Renda

Mais de 2,8 milhões de contribuintes devem receber o pagamento

A consulta ao 4º lote de restituição do Imposto de Renda 2019 foi liberada hoje pela Receita Federal, e os contribuintes já podem checar online se vão receber o pagamento. A restituição do IR destinada às pessoas do 4º lote acontece na próxima segunda-feira, dia 16 de setembro, quando o dinheiro será depositado diretamente na conta bancária indicada na declaração. A consulta está disponível pela internet, por telefone ou via app.

Confira aqui se você está no 4º lote de restituição do IR

Caso você não possa ou não consiga conferir o 4º pela internet, também é possível ligar para o serviço telefônico da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil - o Receitafone 146. Outra opção é o aplicativo do Fisco, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.

O valor da restituição ficará disponível no banco durante um ano após ter sido depositado. Caso o contribuinte saque o dinheiro durante esse prazo, será necessário solicitá-lo pelo Formulário Eletrônico — Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF (Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda - Pessoa Física).

Se houver algum problema e o contribuinte não receber a restituição, será necessário entrar em contato com qualquer agência do Banco do Brasil para receber o dinheiro em qualquer conta de banco escolhida pelo contribuinte, em seu nome e CPF. Caso seja necessário, também é possível solicitar esse serviço ligando para a Central de Atendimento nos números:
- 4004-0001 (capitais)
- 0800-729-0001 (demais localidades)
- 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) 

De acordo com o Fisco, 2.819.522 contribuintes devem receber a restituição, que soma  R$ 3,5 bilhões no quarto lote. Nesta fase, 5.746 contribuintes são idosos acima de 80 anos, 37.622 contribuintes possuem entre 60 e 79 anos, 4.719 contribuintes tem alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 15.267 dos contribuintes têm o magistério como maior fonte de renda.

Via: R7
User img

Mariela Cancelier

Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

Testamos o ROG Phone 3!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.