IBM diz que 120 milhões de trabalhadores vão precisar de novo treinamento por causa da IA

Estudo da empresa reflete preocupação constante com avanços da Inteligência Artificial

IBM diz que 120 milhões de trabalhadores vão precisar de novo treinamento por causa da IA
Créditos: VDI Brasil

Uma das principais preocupações atuais com os avanços da tecnologia de Inteligência Artificial e robótica é a possibilidade de muitos empregos serem tomados por robôs. A IBM, uma das gigantes mais tradicionais do mundo da informática, publicou um estudo recente onde a empresa afirma uma estimativa de que até 120 milhões de trabalhadores ao redor do mundo vão precisar de novos treinamentos para estarem preparados para o avanço da IA em seus ambientes de trabalho. Apesar disso, a maioria das companhias não parece estar preparada para este futuro, segundo a IBM.

Um dos problemas para manter as pessoas atualizadas, no entanto, é que é difícil realizar treinamentos no mesmo ritmo dos avanços da tecnologia, algo que a IBM também reconhece em seus estudos. A empresa afirma que o tempo necessário para atualizar um empregado em novas tecnologias necessárias atualmente aumentou em até dez vezes ao longo dos últimos quatro anos. Um dos motivos pra isso é que, além de surgirem novas habilidades necessárias, conhecimentos antigos têm se tornado obsoletos cada vez mais rápido. 

Apesar de seu estudo, a IBM não aponta soluções realmente eficazes para o futuro, mas sugere algumas alternativas que podem ajudar. Uma delas seria usar a própria tecnologia IA para as empresas determinarem quais habilidades úteis seus funcionários já possuem para passar pra frente entre si, criando uma cultura de "aprendizado constante" dentro do ambiente de trabalho.

A IBM afirma que sua previsão se refere a 120 milhões de pessoas em empresas nas 12 maiores economias ao redor do mundo, o que inclui o Brasil.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: CNET, IBM
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.