Qualcomm anuncia que irá expandir a tecnologia 5G com chip integrado de menor custo
Créditos: 4gnews

Qualcomm anuncia que irá expandir a tecnologia 5G com chip integrado de menor custo

Os Chips estarão prontos em 2020 e poderão ser usados em smartphones intermediários

O presidente da Qualcomm, Cristiano Amon, afirmou que a empresa está com plano de expandir a tecnologia 5G para até dois bilhões de pessoas com chips 5G integrados com menor custo. Para isso, o acesso a conexão será instalada em outros processadores das séries Snapdragon 8, 6 e 7. Segundo Amon, as novas plataformas móveis habilitadas para 5G estarão disponíveis até o próximo ano, 2020.

O 5G promete ser a tecnologia que irá trazer avanços para as conexões que temos hoje, conseguindo ampliar a velocidade da internet para quase que de forma simultânea. A tecnologia ainda é restrita para alguns poucos países que já possuem acesso e, além disso, os smartphones com chips 5G possuem altos custos, sendo difícil encontrar um aparelho por menos de US$1.000 atualmente. Você pode conferir o que esperar da tecnologia 5G no vídeo abaixo:

Os valores dos smartphones com 5G são elevados pelo tipo de processo de fabricação que é feito com os chips. A Qulcomm fornecia o modem X50, que era dedicado apenas para a conectividade 5G. As fabricantes precisavam colocar ainda outro chip "normal" (que ofertava até o 4G), geralmente sendo o Snapdragon 855, combinado com o X50, o que encarecia muito a produção e aumentava o tamanho do PCB (circuito impresso).

Levando esse cenário em consideração, a Qualcomm está propondo novos chips 5G integrados. Isso deve baratear os custos de produção e, por consequência, o valor final dos smartphones, permitindo que mais pessoas consigam ter acesso a tecnologia. Os novos modens Qualcomm X55 da empresa vão conseguir dar suporte para a 5G e as conexões mais antigas. Assim, as empresas vão poder usar esse processador em smartphones intermediários.

06/09/2019 às 10:13
Notícia

Huawei anuncia o Kirin 990 e o Kirin 990 5G com modem integrado

Os novos SoC promete uma melhor conectividade e desempenho que o Snapdragon 855

Algumas fabricantes que já demonstraram interesse em adquirir a tecnologia são: Motorola, Vivo, HMD Global (fabricante da Nokia), Oppo, realme e Redmi. Além da Qualcomm, a Samsung e a Huawei  também anunciaram o lançamento de plataformas próprias de chips com modems 5G integrados (Exynos e Kirin respectivamente).

Via: Tomshardware, Fudzilla
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.