Android 10: smartphones Pixel apresentam falha no sensor após atualização
Créditos: Google/Divulgação

Android 10: smartphones Pixel apresentam falha no sensor após atualização

Por enquanto, a única maneira de resolver é retornando ao Android Pie

A Google lançou finalmente o Android 10, com atualizações começando nos modelos da família Pixel, linha de smarpthones da empresa. Apesar de trazer diversas novidades interessantes, alguns usuários reclamam que o update causou um problema no sensor do aparelho, impossibilitando as funcionalidades com ele.

As reclamações foram feitas em sites como o fórum da XDA, na central de ajuda do Pixel e também no Google Issue Tracker, site de anotações de problemas relacionados a dispositivos. As pessoas contam que funcionalidades de auto-rotação, adaptação automática de brilho, despertar o celular ao pegá-lo e outras do sensor, não funcionam mais.

Google tira o Smart Burst
das câmeras do Pixel 3 e 3 XL

O problema parece ter afetado principalmente o Pixel 3 XL, apenas um dos usuários reportou o problema na primeira geração do celular. Um dos usuários comenta que já tentou resolver a falha resetando para as configurações de fábrica, ligando e desligando o sensor, mas acabou não conseguindo.

Por enquanto, a única solução parece reverter o processo de instalação, voltando do Android 10 para o Pie. Outro usuário no Google Issue Tracker exige que o problema seja corrigido com urgência. Comenta que isso está afetando muitas pessoas e que uma correção não deve ser agendada para um lançamento futuro, mas já para a próxima atualização. Ele também disponibilizou uma imagem que mostra os sensores desativados nos códigos do sistema.

O Android 10 começou a ser instalado primeiro nos smartphones Pixel. A Google anunciou o sistema operacional no começo do ano durante o Google I/O, evento de desenvolvimento da empresa que acontece todo ano. Na data, o sistema foi anunciado como Android Q, e receberia um nome que começasse com a letra. No entanto, a empresa anunciou mudanças de design, criando uma nova marca e passando a apresentá-la apenas como Android 10. Isso para facilitar a compreensão global do Android.

Fonte: Google Issue Tracker

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.