USB Implementers Forum define o padrão USB 4.0 e torna facultativo o suporte a Thunderbolt
Créditos: Beebom

USB Implementers Forum define o padrão USB 4.0 e torna facultativo o suporte a Thunderbolt

É esperado que as empresas apliquem o novo padrão em seus dispositivos no próximo ano

O O USB Implementers Forum (USB IF) divulgou que o novo padrão USB 4.0 está com as suas definições prontas. Há diversas novidades anunciadas, mas a principal delas é a velocidade que vai ser possível atingir. Algo que decepcionou algumas pessoas é que o USB IF deixou a compatibilidade com Thunderbolt 3 facultativa para as fabricantes. O esperado é que o padrão comece a aparecer em novos dispositivos do mercado no próximo ano.

Está previsto que as velocidades em ambas as vias atinjam os 40Gbps na transferência de dados. Isso significa que o novo padrão vai ser duas vezes mais rápido que o atual USB 3.2 e vai se equiparar as transferências de dados do Thunderbolt 3. Ele vai ser compatível com o USB 3, mas é facultativo para cada empresa escolher dar suporte ao Thunderbolt 3.

Publicação completa sobre novos padrões USB 4.0

A interface de ligação do novo padrão será exatamente igual ao atual USB 3, com suporte para transmissão de dados de vídeo. As características gerais podem ser vistas na lista abaixo:

  • Duplica a largura de banda para estender o desempenho do USB 3
  • Múltiplos dados simultâneos e protocolos de exibição:
    • Os hosts USB4 podem dimensionar de forma otimizada as alocações para o fluxo de dados de exibição
  • Baseado no protocolo Thunderbolt, criado pela Intel Corp;
  • Duas pontas usando cabos USB type-C
  • Transmissão de até 40Gbps
    • Gen 3 x 2
  • Múltiplos dados e protocolos de exibição compartilham de forma eficiente o barramento de largura de banda total disponível
  • Compatibilidade retroativa com USB 2.0 e Thunderbolt 3 (facultativo)

06/03/2019 às 09:40
Notícia

Intel torna protocolo do Thunderbolt 3 isento de royalties

Podemos esperar mais compatibilidade entre produtos baseados no conector USB Type-C

Hoje a principal diferença entre os padrões USB e Thunderbolt é a velocidade. Era esperado que o USB 4 conseguisse dar suporte para ambas as tecnologias, evitando maiores dúvidas dos usuários na hora de utilização do produto. Apesar dessa possibilidade, isso é algo opcional, as empresas podem escolher se querem ou não implementar o suporte a Thunderbolt 3, portanto vai depender de cada fabricante que estiver usando o padrão.

A Intel, que é a desenvolvedora do padrão Thunderbolt, já disponibilizou os royalties isento de taxas para que não houvesse problemas em compartilhar o uso da tecnologia. Apesar disso, aparentemente o USB Implementers Forum deixou para que cada empresa decida se irá implementar o padrão. Isso pode gerar confusão para os usuários, que vão precisar ter um indicativo das empresas de hardware informando se os seus produtos são ou não compatíveis.

17/06/2019 às 11:59
Notícia

USB4 com Thunderbolt 3 deve começar a ser usado em novos disp...

O novo protocolo USB pode permitir que os USB 4.0 atinja velocidades de até 40 Gbps

"Com relação ao suporte opcional da especificação USB4 ao Thunderbolt 3, o USB-IF prevê que os fornecedores de PCs ofereçam suporte amplo à compatibilidade do Thunderbolt 3 em suas soluções USB4, uma vez que a compatibilidade do Thunderbolt 3 agora está incluída na especificação USB4 e, portanto, é isenta de royalties para os adotantes formais. Dito isso, a Intel ainda mantém a marca / certificação Thunderbolt 3 para que os consumidores possam procurar o logotipo e a marca apropriados para garantir que o produto USB4 em questão tenha a compatibilidade esperada com o Thunderbolt 3. Além disso, foi tomada a decisão de não tornar o Thunderbolt 3 compatibilidade com um requisito de especificação USB4 com certos fabricantes." - Pronunciamento  USB Implementers Forum

O Forum ainda informa que "USB4 permite que as transferências de dados USB operem em paralelo com outros protocolos independentes específicos para exibição, carregamento / armazenamento e interfaces host a host." Algo que já tinha sido falado e já era esperado para o padrão. As fabricantes já podem começar a usar o novo padrão em seus novos dispositivos este ano, mas possivelmente ele poderá ser visto no mercado em 2020.

Via: PCWorld, pplware Fonte: USB Implementers Forum
User img

Ana Luiza Pedroso

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Primeiros computadores com conexão USB 4.0 devem chegar ainda neste ano

Primeiros computadores com conexão USB 4.0 devem chegar ainda neste ano

Tecnologia chegará junto com as placas-mãe com chipsets AMD de série 600


Intel anuncia padrão Thunderbolt 4 com a mesma velocidade do Thunderbolt 3

Intel anuncia padrão Thunderbolt 4 com a mesma velocidade do Thunderbolt 3

Nova versão da interface chegará junto com a família Tiger Lake de processadores


WD demonstra protótipo de SSD portátil com 8TB e SuperSpeed USB de 20Gbps

WD demonstra protótipo de SSD portátil com 8TB e SuperSpeed USB de 20Gbps

Dispositivo é o primeiro do tipo no mundo e tem tamanho para caber no bolso do usuário