USB Implementers Forum define o padrão USB 4.0 e torna facultativo o suporte a Thunderbolt
Créditos: Beebom

USB Implementers Forum define o padrão USB 4.0 e torna facultativo o suporte a Thunderbolt

É esperado que as empresas apliquem o novo padrão em seus dispositivos no próximo ano

O O USB Implementers Forum (USB IF) divulgou que o novo padrão USB 4.0 está com as suas definições prontas. Há diversas novidades anunciadas, mas a principal delas é a velocidade que vai ser possível atingir. Algo que decepcionou algumas pessoas é que o USB IF deixou a compatibilidade com Thunderbolt 3 facultativa para as fabricantes. O esperado é que o padrão comece a aparecer em novos dispositivos do mercado no próximo ano.

Está previsto que as velocidades em ambas as vias atinjam os 40Gbps na transferência de dados. Isso significa que o novo padrão vai ser duas vezes mais rápido que o atual USB 3.2 e vai se equiparar as transferências de dados do Thunderbolt 3. Ele vai ser compatível com o USB 3, mas é facultativo para cada empresa escolher dar suporte ao Thunderbolt 3.

Publicação completa sobre novos padrões USB 4.0

A interface de ligação do novo padrão será exatamente igual ao atual USB 3, com suporte para transmissão de dados de vídeo. As características gerais podem ser vistas na lista abaixo:

  • Duplica a largura de banda para estender o desempenho do USB 3
  • Múltiplos dados simultâneos e protocolos de exibição:
    • Os hosts USB4 podem dimensionar de forma otimizada as alocações para o fluxo de dados de exibição
  • Baseado no protocolo Thunderbolt, criado pela Intel Corp;
  • Duas pontas usando cabos USB type-C
  • Transmissão de até 40Gbps
    • Gen 3 x 2
  • Múltiplos dados e protocolos de exibição compartilham de forma eficiente o barramento de largura de banda total disponível
  • Compatibilidade retroativa com USB 2.0 e Thunderbolt 3 (facultativo)

06/03/2019 às 09:40
Notícia

Intel torna protocolo do Thunderbolt 3 isento de royalties

Podemos esperar mais compatibilidade entre produtos baseados no conector USB Type-C

Hoje a principal diferença entre os padrões USB e Thunderbolt é a velocidade. Era esperado que o USB 4 conseguisse dar suporte para ambas as tecnologias, evitando maiores dúvidas dos usuários na hora de utilização do produto. Apesar dessa possibilidade, isso é algo opcional, as empresas podem escolher se querem ou não implementar o suporte a Thunderbolt 3, portanto vai depender de cada fabricante que estiver usando o padrão.

A Intel, que é a desenvolvedora do padrão Thunderbolt, já disponibilizou os royalties isento de taxas para que não houvesse problemas em compartilhar o uso da tecnologia. Apesar disso, aparentemente o USB Implementers Forum deixou para que cada empresa decida se irá implementar o padrão. Isso pode gerar confusão para os usuários, que vão precisar ter um indicativo das empresas de hardware informando se os seus produtos são ou não compatíveis.

17/06/2019 às 11:59
Notícia

USB4 com Thunderbolt 3 deve começar a ser usado em novos disp...

O novo protocolo USB pode permitir que os USB 4.0 atinja velocidades de até 40 Gbps

"Com relação ao suporte opcional da especificação USB4 ao Thunderbolt 3, o USB-IF prevê que os fornecedores de PCs ofereçam suporte amplo à compatibilidade do Thunderbolt 3 em suas soluções USB4, uma vez que a compatibilidade do Thunderbolt 3 agora está incluída na especificação USB4 e, portanto, é isenta de royalties para os adotantes formais. Dito isso, a Intel ainda mantém a marca / certificação Thunderbolt 3 para que os consumidores possam procurar o logotipo e a marca apropriados para garantir que o produto USB4 em questão tenha a compatibilidade esperada com o Thunderbolt 3. Além disso, foi tomada a decisão de não tornar o Thunderbolt 3 compatibilidade com um requisito de especificação USB4 com certos fabricantes." - Pronunciamento  USB Implementers Forum

O Forum ainda informa que "USB4 permite que as transferências de dados USB operem em paralelo com outros protocolos independentes específicos para exibição, carregamento / armazenamento e interfaces host a host." Algo que já tinha sido falado e já era esperado para o padrão. As fabricantes já podem começar a usar o novo padrão em seus novos dispositivos este ano, mas possivelmente ele poderá ser visto no mercado em 2020.

Via: PCWorld, pplware Fonte: USB Implementers Forum
User img

Ana Luiza Pedroso

Qualcomm anuncia que irá expandir a tecnologia 5G com chip integrado de menor custo

Qualcomm anuncia que irá expandir a tecnologia 5G com chip integrado de menor custo

Os Chips estarão prontos em 2020 e poderão ser usados em smartphones intermediários


A NASA está fazendo a atualização de seu ISS para até 600 megabits por segundo

A NASA está fazendo a atualização de seu ISS para até 600 megabits por segundo

A a taxa máxima de recebimento e envio de dados foi duplicada, o que vai melhorar a rapidez


Intel anuncia novos modelos dos processadores

Intel anuncia novos modelos dos processadores "Comet Lake" da 10ª geração para notebooks

Alguns destaques foram o primeiro processador U com 6 núcleos e a Intel Adaptix