Android 10 é lançado oficialmente pela Google, com novidades na usabilidade e privacidade
Créditos: Google/Divulgação

Android 10 é lançado oficialmente pela Google, com novidades na usabilidade e privacidade

Nova versão do sistema já está disponível para toda a linha Google Pixel, Essential Phone e Redmi K20 Pro

Confirmando os rumores, a Google oficializou hoje (03/09), o lançamento do Android 10, a nova versão do seu sistema operacional para smartphones. Ao contrário das versões anteriores, a gigante das buscas resolveu não apelidar essa versão do Android com um nome de doce, onde segundo a empresa, ajudará na compreensão da marca internacionalmente.

Depois de seis versões betas, o sistema chega a sua versão estável trazendo cerca de 50 novidades e implementações, focadas na usabilidade e privacidade para o usuário.

Modo Escuro

Talvez uma das novidades mais aguardadas e pedidas pelos usuários, o Dark Mode, ou modo escuro, finalmente chegou oficialmente ao Android 10. Nele, é possível aplicar o tema no sistema operacional inteiro ou apenas em aplicativos específicos, ajudando na economia de bateria e uso em locais escuros.

Créditos na imagem - Google/Divulgação

Focus Mode

Para aqueles que não querem ser incomodados em um determinado horário ou dia, a Google está implementando o Focus Mode, onde a pessoa pode desabilitar notificações de certos aplicativos.

Smart Reply

Continua após a publicidade

Outra função interessante é o Smart Reply, onde dependendo da notificação que o usuário recebe, ele terá opções já pré-definidas, como uma resposta simples para mensagens ou abrir o Google Maps ao receber um endereço.

Créditos na imagem - Google/Divulgação

Navegação por gestos

Inspirado em implementações já vistas na MIUI, por exemplo, a navegação por gestos finalmente chegou ao Android 10, onde o usuário pode substituir os tradicionais botões virtuais por gestos de alternar entre apps, voltar ou abrir a tela inicial.

Créditos na imagem - Tecnoblog/Google

Live Caption

Outra novidade muito interessante é o Live Caption, onde quando ativada é mostrado na tela legendas de vídeos ou áudios em tempo real que estão sendo reproduzidos no smartphone, sendo útil principalmente para pessoas com alguma deficiência auditiva.

Além disso, a Google melhorou o suporte do Android para novas tecnologias, como smartphones dobráveis e ao 5G. Caso queira conferir todas as novidades implementadas no Android 10, você pode acessar esse link para o site oficial da Google.

Continua após a publicidade

A atualização já está disponível para todas as versões da linha Google Pixel. Além deles, Essencial Phone e o Redmi K20 Pro já estão aptos a receber a atualização. A lista de aparelhos que já podem ser atualizados para o Android 10 incluem:

  • Pixel 3a
  • Pixel 3a XL
  • Pixel 3
  • Pixel 3 XL
  • Pixel 2
  • Pixel 2 XL
  • Pixel
  • Pixel XL
  • Essencial Phone
  • Redmi K20 Pro (disponível na China e na Índia)

Outros smartphones deverão receber a atualização ao passar dos meses, sendo aqueles que fazem parte do programa Android One provavelmente terão prioridade.

Fonte: Tecnoblog, GSMArena, XDA Developers
User img

Pedro Henrique

XBOX SERIES X/S em MÃOS! Veja como são OS CONSOLES da NOVA GERAÇÃO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.