Facebook estuda remover contador de likes da rede social

Facebook estuda remover contador de likes da rede social

Empresa já estaria testando essa possibilidade

O Facebook pode estar pensando em retirar o contador de número de curtidas do Feed de sua plataforma, assim como fez com sua rede social irmã Instagram meses atrás. A empresa estaria testando em segredo esse recurso e estudando se será um bom negócio fazer essa mudança na rede social, já que muitas empresas continuam anunciando e impulsionando publicações comerciais na plataforma. Quem descobriu a nova iniciativa do Facebook foi a desenvolvedora especializada em privacidade do usuário e engenheira reversa Jane Manchun Wong.

Após a descoberta por Jane, a equipe do site Tech Crunch entrou em contato com o Facebook para saber dos planos da empresa. De acordo com eles, a companhia confessou que estaria pensando em tirar os likes da rede social, mas não deu detalhes além disso. Especula-se que o motivo seja em prol dos usuários, para não fazer com que pessoas se sintam subestimadas por não terem tantas curtidas quanto seus amigos de rede. Além disso, tirar o número de curtidas também vai prevenir que usuários do Facebook deletem suas postagens ou compartilhamentos porque não tiveram curtidas suficientes. 

A medida faria com que o Facebook se tornasse igual ao Instagram: apenas o dono das publicações poderá ver o número total de curtidas e quais foram as pessoas que deram like. Um usuário normal, por exemplo, poderá ver os amigos próximos que curtiram a publicação.

A remoção do contador de likes no Instagram foi uma medida recente que aconteceu em 7 países, incluindo o Brasil. Essa ação no Instagram dividiu opiniões. Obviamente, muitos influenciadores que utilizam a plataforma não gostaram muito da remoção de likes, enquanto outras pessoas defenderam a decisão porque a plataforma seria mais "neutra", sem incentivar uma competição por curtidas. Apesar do Instagram não ter mais a contagem de likes, a mesma medida terá que ser muito bem estudada pela equipe do Facebook para não afetar anúncios na plataforma. 

28/08/2019 às 11:26
Notícia

Perto de eleições de 2020 nos EUA, Facebook se torna mais ríg...

Plataforma pretende reduzir números de propagandas falsas ou ilegítimas

Ainda não há confirmação se ou quando a medida de remoção de likes será implementada no Facebook. 

Fonte: Tech Crunch
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

ALEXA é MAIS que uma caixinha de SOM! Veja o que a ASSISTENTE da AMAZON consegue fazer

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.