YouTube é multado em U$150 milhões por coletar dados pessoais de crianças

YouTube é multado em U$150 milhões por coletar dados pessoais de crianças

Plataforma também teria burlado uma lei específica de proteção à privacidade online de crianças

O YouTube foi multado em um valor que vai de U$150 e U$200 milhões por ter coletado dados de crianças menores de 13 anos sem a permissão de seus pais. A multa é resultado de uma investigação que começou no ano passado, quando pais pediram à Comissão Federal do Comércio dos Estados Unidos (FTC) para checar se a plataforma tinha esse direito.

Apenas o valor aproximado foi revelado, a quantia exata da multa pode ser divulgada na próxima semana, segundo o Bloomberg.

Além disso, a FTC concluiu que uma lei específica foi burlada, a de Proteção à Privacidade Online para Crianças (COPPA). Ela inclui a proibição da utilização de dados do público infantil para a segmentação de anúncios. Isso pode complicar um pouco as coisas. Parte do sucesso financeiro do YouTube se deve ao seu planejamento na exibição segmentada de anúncios, graças ao grande banco de dados do buscador e também da própria plataforma.

YouTube Kids ganha site próprio
e promete dar mais controle aos pais

A venda de anúncios em vídeos tem gerado uma boa grana para a Alphabet, dona do YouTube e também da Google. A plataforma de streaming é a segunda maior fonte de lucro. Além disso, a empresa de pesquisa Loup Ventures estima que 5%, ou aproximadamente U$ 750 milhões por ano da receita anual do YouTube, provêm de conteúdo destinado a crianças.

A notícia da multa chega poucos dias depois da chegada de um site próprio para o YouTube Kids, que já estava disponível em forma de aplicativo na Google Store. No site, é possível que os pais escolham que tipo de conteúdo seus filhos poderão assistir, inclusive segmentando pela idade. Essa pode ser uma maneira de aliviar as acusações sobre a exposição a conteúdos destinados a adultos na plataforma.

Enquanto isso, o YouTube tenta diversificar seu conteúdo com produções próprias ao estilo Netflix.

Fonte: Bloomberg
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