Produção do Google Pixel vai ser movida da China para o Vietnam
Créditos: Divulgação/Google

Produção do Google Pixel vai ser movida da China para o Vietnam

A empresa quer garantir que seu negócios de smartphones vai continuar viável

Em consequência da possível guerra tarifária ente Estados Unidos e China que se aproxima, a Google decidiu mudar a produção dos smartphones Pixel para o Vietnam. Segundo informações do Nikkei Asian Review, a companhia pretende que toda a produção do Pixel 3A seja movida para o país antes do final de 2019.

22/07/2019 às 09:40
Notícia

Nada de notch: Google Pixel 4 deve trazer borda larga e mais ...

Vazamento indica que o aparelho pode chegar com o aguardado Projeto Soli

O Pixel 4 também deve ser produzido no Vietnam, mas há chances de que suas levas iniciais ainda sejam fabricadas na China. A nova central de produção deve se localizar na região norte do país, em uma estrutura que pertencia originalmente à Nokia. A mudança deve permitir que a Google escape de possíveis aumentos de tarifa que teriam impacto direto sobre os preços de seus produtos no mercado norte-americano.

A decisão surge em um momento no qual a empresa está expandindo suas capacidades produtivas e espera ser capaz de fabricar entre 8 e 10 milhões de aparelhos até o final de 2019. Além da linha de smartphones Pixel, ela também pode tirar da China as linhas de produção de suas caixas de som inteligentes (que podem passar para a Tailândia) e dos produtos da linha Google Nest.

Garantindo a viabilidade a longo prazo

Isso não significa uma desistência do mercado chinês, que a Google sabe ser bastante importante devido a seu alto potencial de consumo. No entanto, a companhia acredita que, para tornar seu processo de fabricação de hardwares viável a longo prazo, ela vai ter que tirá-los da estrutura oferecida pelo país.

Fonte da imagem - Divulgação/Google

Além da guerra tarifária entre China e Estados Unidos, a empresa também está sendo pressionada pelo aumento dos custos de salários no país oriental. Embora não esteja entre as 10 maiores fabricantes de smartphones do mundo, a Google está crescendo rapidamente no segmento e já ameaça as atividades de empresas como a LG e a Sony, tendo como seu maior mercado os Estados Unidos, que correspondeu a 70% de suas vendas em 2018.
 

Continua após a publicidade
Fonte: Asian Nikkei Review
User img

Felipe Gugelmin

Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.