Brasil é líder mundial em golpes de dados financeiros - phishing, diz pesquisa
Créditos: Flickr

Brasil é líder mundial em golpes de dados financeiros - phishing, diz pesquisa

Em ranking global de ataques cibernéticos, Brasil fica em 7º lugar

Segundo a pesquisa “Panorama de ciberameaças na América Latina” realizada por analistas da empresa de segurança Kaspersky, o Brasil é o país com mais tentativas de ataques cibernéticos na região, seguido pelo México. No ranking global, nosso país chega a ser o que mais recebe ataques de dados relacionados à segurança pessoal ou financeira do usuário. Os principais golpes usados pelos cibercriminosos na América Latina são através da pirataria do sistema operacional Windows e malwares com propagandas invasivas.

Versões antigas do Windows ganham patch para evitar um novo WannaCry

16/08/2019 às 13:18
Notícia

Nova vulnerabilidade do Bluetooth, Knob Attack, deixa disposi...

Esse bug permite que hackers encurtem o código de criptografia e invadam os dispositivos

A pesquisa da Kaspersky reuniu dados referentes ao período de julho de 2018 a julho de 2019, que mostram que 45 tentativas de infecção são bloqueadas a cada segundo na América Latina. Dentre as principais ameaças, infecções via "crackers", mais especificamente a instalação de software pirataria do Windows de 64 bits, são as mais comuns.

Essas infecções poluem o sistema do usuário com propagandas invasivas, por exemplo. Um terço dos ataques de rede bloqueados na América Latina utilizam vulnerabilidades no protocolo de comunicação SMB (Server Message Block) usado principalmente para fornecer acesso compartilhado a arquivos, impressoras etc.

Ainda de acordo com a pesquisa, os ataques que utilizam do protocolo SMB também usam a mesma vulnerabilidade explorada pelo WannaCry. Para quem não se lembra, o WannaCry aconteceu em 2017 se tornando o maior ataque de ransomware da história. O vírus "WannaCry" rapidamente se espalhou pelo mundo e e afetou sistemas de diversos países, roubando dados de empresas, divisões dos governos e até mesmo hospitais.

No ranking mundial dos ataques de phishing, o Brasil está em primeiro lugar

Outra maneira de golpe cibernético é o phishing, ataque usado para roubar senhas, cartão de crédito e número de contas de usuários. No ranking mundial dos ataques de phishing, o Brasil está em primeiro lugar. O levantamento da Kaspersky mostrou que a empresa bloqueou 92 milhões de acessos a sites falsos gerados por mensagens de phishing (pesquisa do mesmo período anterior).

E não é à toa que sempre recebemos mensagens ilegítimas e não confiáveis pelas redes sociais: "O phishing é uma tendência crescente na região (América Latina)”, disse um dos analistas da Kaspersky após a pesquisa mostrar que diversos países da região ocupam os primeiros lugares na tabela de ataques. Na América Latina, usuários de smartphones recebem em média 6 tentativas de ataque de malware por minuto, segundo a empresa.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Tinder trabalha em botão para ser usado em situações de emergência

Tinder trabalha em botão para ser usado em situações de emergência

Botão pode enviar serviços de emergência direto para sua localização


Xiaomi Mi 10

Xiaomi Mi 10

Confira a ficha técnica


iPhone 11 atinge 109 pontos nos testes de câmera do DxOMark

iPhone 11 atinge 109 pontos nos testes de câmera do DxOMark

Celular da Apple conseguiu 112 pontos para foto e 101 para vídeo


Samsung promove testes para lançar Bixby em português do Brasil

Samsung promove testes para lançar Bixby em português do Brasil

Assistente virtual já está disponível no idioma em versão beta para donos do Galaxy S10


Microsoft expõe registros de suporte de 250 milhões de clientes por acidente

Microsoft expõe registros de suporte de 250 milhões de clientes por acidente

Erros de base de dados deixaram dados expostos a qualquer um com um navegador