YouTube Kids ganha site próprio e promete dar mais controle aos pais
Créditos: YouTube Kids

YouTube Kids ganha site próprio e promete dar mais controle aos pais

Portal permite dividir o tipo de conteúdo a ser assistido de acordo com a faixa etária

O YouTube ganhou hoje um site feito especialmente para crianças. É uma versão modificada do aplicativo disponível para smartphones com funcionalidades de segurança semelhantes ao app.

No endereço, é possível que os pais selecionem que tipo de conteúdo as crianças podem assistir. A Google comenta que sabe que um conteúdo feito para uma criança de 4 anos não é o mesmo para uma de 10, por isso divide em categorias.

Dessa forma, é possível ter acesso apenas a conteúdos para a faixa de idade selecionada. Veja abaixo a descrição para cada grupo:

Pré-escolar (de 4 anos ou menos) foi projetada para permitir que as crianças assistam a vídeos que promovam criatividade, diversão, aprendizado e exploração.
O mais novo (de 5 a 7 anos) foi criado para permitir que as crianças explorem seus interesses e procurem uma ampla variedade de tópicos, incluindo músicas, desenhos animados, artesanato e muito mais.
Os idosos (de 8 a 12 anos) foram criados para permitir que crianças com crescente independência pesquisem e explorem videoclipes adicionais, jogos, vlogs familiares, ciências e muito mais.

Para deixar mais acessível e atraente para os pequenos, o site tem um design completamente diferente, com ícones grandes e bem destacados indicando vídeos de séries, clipes e jogos.

Um problema muito sério no YouTube

O portal de vídeos mais acessado do mundo, tem o volume diário de conteúdo aumentando ano após ano. Fazer a análise de conteúdos e identificar quais são apropriados ou não para crianças é uma etapa importante, já que o endereço é público.

Youtube pode acabar com anúncios
direcionados no seu conteúdo infantil em breve

Para facilitar esse tipo de tarefa, foi criado um app próprio, mas não parece o suficiente. O site, por exemplo, pede que a criança peça ao seus pais para desbloquear o espaço Kids, quando sem nenhum problema pode acessar a plataforma principal com uma infinidade de vídeos.

Continua após a publicidade

Nos últimos anos até foram criadas algumas ferramentas automáticas de reconhecimento de assunto e linguagem, mas isso não resolve metade dos problemas.

Alguns vídeos enviados por crianças, acabam sendo alvo de comentários pedófilos, com uma organização criminosa e informal de adultos agindo. O novo site é uma resposta atrasada para um problema que está indo longe demais, é difícil imaginar como esse tipo de ferida poderá ser sarada.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.