Huawei Mate 30 será lançado sem Playstore e não terá acesso aos aplicativos do Google [ATUALIZADO]
Créditos: Reprodução/ SlashLeaks Juan. Jo Segura

Huawei Mate 30 será lançado sem Playstore e não terá acesso aos aplicativos do Google [ATUALIZADO]

O novo Mate será revelado no dia 18 de setembro; smartphones antigos terão o suporte do Google

ATUALIZAÇÃO 30/08/2019 - De acordo com novos rumores, existe possibilidade da Huawei lançar inicialmente a nova linha apenas na China, já que as vendas em outros países certamente seriam comprometidas com os aparelhos chegando ao mercado sem a suite de aplicativos da Google, crucial para a usabilidade de qualquer smartphone Android fora da China.


Faltam apenas algumas semanas para a apresentação oficial do Mate 30 e Mate 30 Pro em Munique, e um novo depoimento pode desanimar muitos entusiastas da empresa. De acordo com executivos da Google, em nota à agência de notícias Reuters, o Mate 30 não poderá ser vendido com aplicativos e serviços Google devido à presença da empresa na "lista negra" dos Estados Unidos.

Este será o primeiro grande lançamento da empresa após as acusações do governo estadunidense de que ela estaria envolvida em atividades que comprometem a segurança nacional do país; algo que a Huawei nega. Então, a gigante chinesa foi impedida de manter relações comerciais com companhias estadunidenses. Apesar da licença temporária de 90 dias, estabelecida como um período de "estabilização" da empresa, e que foi prorrogada recentemente, novos produtos da Huawei, como o Mate 30, continuam restritos.

19/08/2019 às 14:14
Notícia

Tempo de trégua entre empresas dos EUA e Huawei pode ser prol...

Sem essa renovação a Huawei estaria oficialmente banida de fazer transações comerciais com os EUA

A possibilidade de licenciamento de aplicativos e serviços Google no Mate 30 só seria possível se a empresa entrasse com um pedido de autorização no Departamento de Comércio dos Estados Unidos, responsável por permitir as relações entre companhias. Até o momento, 130 empresas pediram autorização; mas, todas foram negadas, e a Google não revelou se fez parte desta lista.

De acordo com a Reuters, a Google não poderá manter seus serviços aos próximos smartphones da Huawei; porém, continuará a dar suporte aos antigos, então, se você já tem um celular da Huawei, pode ficar tranquilo. O assessor de imprensa da Huawei, Joe Kelly, informou que a empresa continuará a usar o Android e seu ecossistema se o governo americano permitir; mas, se não for possível, ela irá desenvolver um sistema operacional próprio.

Já que o Android é um sistema de códigos abertos, a Huawei ainda tem muitas opções para o Mate 30. O Harmony OS, revelado recentemente, pode ser uma alternativa, e já é usado em smartwatches e até geladeiras; mas, como executivos da Huawei já informaram, ele só será utilizado em casos extremos, já que o sistema ainda não é "maduro o suficiente". A "versão PlayStore da Huawei, conhecida como AppGallery, provavelmente será aproveitada no smartphone.

09/08/2019 às 09:16
Notícia

Huawei enfim apresenta oficialmente o Harmony OS, seu novo si...

Sistema tem foco em flexibilidade para funcionar em diferentes tipos de dispositivos

Novos vazamentos do portal australiano SlashLeaks, divulgadas na rede social chinesa Weibo, e que você deve ter visto na thumbnail do texto, mostram o novo design do Mate, que agora possui quatro câmeras distribuídas em um design circular. Além da aparência, sabemos que ele utilizará o processador Kirin 990, o último desenvolvido com a arquitetura da ARM, que também está impedida de fazer negócios com a empresa chinesa; então a Huawei terá mais um desafio no futuro se as restrições estadunidenses não forem suspensas.

 

Via: Android Pit Fonte: Slash Leaks, Reuters
User img

Tadeu Mattos

EUA concedem à Huawei nova licença extendida de 90 dias

EUA concedem à Huawei nova licença extendida de 90 dias

É a terceira licença concedida pelo Departamento de Comércio norte-americano


Huawei Sound X: Caixa de som inteligente será lançada no dia 25 de novembro

Huawei Sound X: Caixa de som inteligente será lançada no dia 25 de novembro

Manual do dispositivo vazou na rede social chinesa Weibo.


Huawei começa venda do Mate X na China e estoque esgota no mesmo dia

Huawei começa venda do Mate X na China e estoque esgota no mesmo dia

Celular dobrável da empresa custa o equivalente a R$ 10.000, mas todas unidades foram vendidas


Huawei Nova 6 será lançado no dia 5 de dezembro na China

Huawei Nova 6 será lançado no dia 5 de dezembro na China

Novo smartphone terá variantes com 4G e 5G


Smartphones da linha Huawei Mate 20 começam a receber a atualização para EMUI 10

Smartphones da linha Huawei Mate 20 começam a receber a atualização para EMUI 10

Atualização baseada no Android 10 traz várias novidades tanto da Google quanto da Huawei, e já está disponível também no Brasil