SpaceX faz o primeiro lançamento do foguete Starhopper de forma bem sucedida
Créditos: SpaceX / vídeo de lançamento

SpaceX faz o primeiro lançamento do foguete Starhopper de forma bem sucedida

O Starhopper é o protótiopo do Starship, que deve ser enviado para Lua e Marte em até 2021

A SpaceX, empresa que tem como fundador o CEO da Tesla, Elon Musk, anunciou que o primeiro teste de lançamento do Starhopper foi bem sucedido. O protótipo do foguete Starship, que vai ser enviado para a Lua e Marte nos próximos anos, conseguiu sobrevoar uma altura de 150m e tudo saiu como planejado. O pouso foi tranquilo e a equipe diz estar orgulhosa do trabalho realizado. Você pode ver o lançamento completo no vídeo divulgado pela empresa, abaixo:

01/07/2019 às 14:36
Notícia

SpaceX planeja fazer o primeiro lançamento comercial do Stars...

A nave poderia ser usada para transportar até 1000 pessoas entre pontos da Terra

O lançamento estava programado para acontecer ontem, no dia 27, e tudo aconteceu conforme o previsto pela empresa. O Starhopper é o protótipo do foguete Starship que está programado para ter o seu primeiro lançamento comercial em 2021, mas antes disso o foguete deve passar por diversos voos de testes. O Gif abaixo mostra o momento em que é alcançado o ápice na altura antes de voltar para o pouso.

SpaceX

O vídeo foi divulgado ao vivo pelas redes sociais da empresa, que mostrou para todo o mundo o sucesso de seus testes. Todo o procedimento durou menos de três minutos e a nave conseguiu ficar sobrevoando por cerca de um minuto. A SpaceX já está planejando os próximos testes, com ainda mais altura. 

Elon Musk comemorou a operação bem sucedida da equipe e se mostrou otimista com as próximas operações para o foguete da SpaceX. Ele falou em seu Twitter que "Um dia o Starship vai pousar nas areias enferrujadas de marte". Também pelo Twitter, Chris B falou como o feito é incrível para os avanços das pesquisas da equipe.

Continua após a publicidade

Esses lançamentos são feitos para testar diversas funções do foguete, desde a funcionalidade do design, funções elétricas, potência necessária, hardwares, entre outras operações do projeto. Somente pondo a prova as funcionalidades do foguete será possível identificar problemas e erros. 

O voo foi de quase três vezes a altura total do foguete, que é de 55m. A subida foi feita de forma lenta, já que são os primeiros metros de decolagem e a velocidade demora um pouco para ser alcançada. Mesmo se tratando de um protótipo, o Starhopper está equipado com muitas peças que devem ser usadas na versão final do Starship, como o motor Raptor, por exemplo.

24/06/2019 às 23:25
Notícia

SpaceX se prepara para "lançamento mais difícil da nossa hist...

Companhia de Elon Musk está trabalhando em conjunto com a Força Aérea dos Estados Unidos

O local do lançamento do foguete foi no Texas, na fronteira com o México, a 3km da cidade de Boca Chica Village. Os moradores receberam notificações sobre o teste da SpaceX, alertando sobre possíveis danos às janelas das casas. Foi orientado que os moradores da cidade deixassem as suas casas durante o sobrevoo da nave, pela onda de pressão que poderia ser causada pelo Starhopper. Ainda não foi relatado danos materiais para a cidade.

Via: Engadget
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.