Tecnologia C-V2X deve chegar em 2022 para deixar carros autônomos mais seguros
Créditos: Enterprise IoT Insights

Tecnologia C-V2X deve chegar em 2022 para deixar carros autônomos mais seguros

Internet móvel 5G finalmente deverá possibilitar comunicações avançadas entre veículos

A tecnologia de comunicações C-V2X deverá chegar ao mercado em 2022 para, em conjunto com as redes de internet 5G, fazer com que carros autônomos se tornem muito mais seguros. O motivo para isso é que o padrão permitirá que os veículos de comuniquem entre si de maneira mais eficiente e com maior volume de informações.

12/07/2018 às 16:38
Notícia

Qualcomm demonstra comunicação entre carros conectados usando...

A tecnologia promete conectar veículos e o ambiente ao seu redor

Conforme aponta o site Cnet, a mesma tecnologia permitirá que os veículos de comuniquem com semáforos e com outros equipamentos de trânsito para trazer maior funcionalidade e segurança para a mobilidade urbana.

Hoje, os veículos já são capazes de usar a internet 4G para transmitir sua localização, sua velocidade e sua direção. Com a chegada das redes 5G, será possível que os carros decidam quem tem a preferência numa placa de pare e então organizem quem fará a conversão primeiro. Além disso, os veículos autônomos podem decidir o momento correto de trocar de faixas.


Fonte: Electronic Design

Essas ações tomam como base a troca de olhares de seres humanos, que hoje é responsável por definir quem tem essas preferências — mas que pode resultar em falhas de comunicação e incidentes de trânsito.

Conforme o carro vai se comunicando com os semáforos, é possível sincronizar um trajeto com os sinais verdes. Os veículos ainda podem se comunicar para criar uma espécie de pelotão entre os carros, permitindo que mais deles transitem na rua ao mesmo tempo. Isso também permitiria uma economia de combustível por parte dos automóveis.

"A C-V2X vai desbloquear o potencial completo da tecnologia de direção autônoma ao adicionar um sentido adicional [para os carros]".
Maxime Flament, diretor de tecnologia da 5G Automotive Association.

Continua após a publicidade
Via: Cnet
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.