YouTuber brasileiro vaza versão beta do Android 10 com a interface One UI 2.0 da Samsung
Créditos: Dudu Rocha

YouTuber brasileiro vaza versão beta do Android 10 com a interface One UI 2.0 da Samsung

A versão do sistema está mais rápida, com mudanças na barra de ferramentas e sistema de gestos

O YouTuber brasileiro Dudu Rocha conseguiu acesso antecipado a versão beta do Android 10 usando a interface One UI 2.0 da Samsung. Essa versão do sistema operacional ainda não está confirmada e foi conseguida pelo Dudu de forma independente pesquisando em fóruns online de sistemas. As principais novidades presentes na versão são alterações no sistema de gestos, no menu rápido e o sistema está mais rápido que a versão anterior.

Segundo o vazamento vai ser possível notar poucas diferenças na interface. Atualmente a One UI está na versão 1.0 utilizando o Android 9. O vazamento revelou a versão 2.0 com a próxima atualização do sistema operacional da Google

As principais diferenças estão na barra de ferramentas (menu rápido) que fica na parte superior da tela com alguns atalhos. Clique na imagem abaixo para mais detalhes:

As principais alterações podem ser vistas no tamanho do relógio, que foi reduzido e voltou a ficar no canto esquerdo da tela, sem ocupar muito espaço. Isso aumenta a quantidade de ícones disponíveis na tela, mas podem dificultar um pouco a navegação com uma mão só em telas grandes, que é o caso de muitos smartphones da Samsung. 

Outras alterações foram no sistema de gestos para navegação no sistema. A base permaneceu igual, com pequenas alterações no sentido do gesto.

As três barras permanecem iguais, a do meio continua levando para a home do sistema e a direita para o gerenciamento de tarefas. A principal alteração ficou na aba de voltar, o gesto que era de baixo para cima na vertical, agora está da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita no sentido horizontal. Desse modo o sistema fica mais intuitivo. 

Esse é uma versão beta não oficial e pode sofrer alterações pelas desenvolvedoras antes do lançamento final

A Samsung já se posicionou falando que estava trabalhando para que o sistema operacional otimizasse os recursos do smartphone, fazendo com que as funções fiquem mais rápidas. Essa é uma das funções mais esperadas para a versão One UI 2.0, portanto já era previsto que não seriam feitas grandes alterações no design. Segundo Dudu, de fato a empresa trabalhou bem na interface do sistema e as funções estão sendo feitas de forma mais eficientes. 

Continua após a publicidade

05/06/2019 às 15:41
Notícia

Android Q chega ao beta 4 de sua fase de testes e se aproxima...

Nova versão do sistema traz APIs finalizadas para desenvolvedores de aplicativos

Outras alterações no agrupamento de funções nas configurações também foram feitas, e aparentemente a separação por categorias em comum deixou essa parte do sistema mais organizada e fácil de localizar. Outro fator que foi alterado é que agora as ferramentas presentes na tela de bloqueio, (câmera e teclado de ligações) agora podem ficar de forma flutuante na tela, e não apenas fixas nas laterais direita e esquerda.

Para ver detalhadamente as funções apresentadas por Dudu, você pode conferir o vídeo abaixo:

Via: xda-developers Fonte: Dudu Rocha
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.