O próximo Android se chamará Android 10, a informação vem de uma publicação no blog da Google, onde é explicado que a marca seguiu um nome mais simples com base no feedback de usuários sobre os nomes anteriores.
Android Q recebe seu segundo beta público; Confira as novidades
A versão prévia do sistema operacional pode ser utilizada em smartphones da linha Google Pixel
Segundo é explicado no blog, ter escolhido nomes diferentes ao longo dos anos tem sido divertido, mas nem sempre ficou claro para todo o mundo na comunidade global. Por exemplo, as letras L e R não são perceptíveis em algumas línguas. Pronunciar Lollipop em algumas regiões do mundo não era tão simples, o que pode ser facilmente resolvido unificando para um numeral.
Com nomes diferentes, fica difícil até mesmo para alguns usuários saberem se estão utilizando a versão mais recente do sistema operacional. A ideia, ao que tudo indica, é deixar tudo mais simples e universal. Apesar de ser popular nos Estados Unidos, marshmallows, por exemplo, não são recebem grande destaque na cultura de muitos países, como o próprio Brasil.
Android Q recebe seu segundo beta público;
Confira as novidades
Já que o Android está em todo mundo, atingindo 2.5 bilhões de dispositivos ativos, a Google acredita que está na hora de fazer essas mudanças. E não é só o nome que está passando por alteração.
O logo também recebeu uma cara nova, evidenciando mais o pequeno andróide.
As imagens acima não demonstram um antes e depois, são duas novas formas do logo do sistema. A empresa também mudou a cor em que a palavra é escrita, antes em verde, agora passou a ser preta. Como o logo é frequentemente combinado com diversas cores, como as da própria gigante da tecnologia, fica mais fácil de ser lido assim.
Apesar de ainda não ter recebido uma data de lançamento, a Google comentou que nas próximas semanas deve fazer novas revelações sobre ele. Em maio ficamos por dentro das primeiras novidades do sistema operacional na Google I/O e desde então temos conferido a divulgação de versões betas públicos.
Fonte: Blog Google