Youtube pode acabar com anúncios direcionados no seu conteúdo infantil em breve
Créditos: Justdial

Youtube pode acabar com anúncios direcionados no seu conteúdo infantil em breve

O impacto potencial da decisão pode chegar na casa dos US$50 milhões

O Youtube pode acabar com os anúncios direcionados que aparecem em conteúdos de público majoritariamente infantil em breve. A informação vem de fontes da Bloomberg que dizer estar "próximas das discussões" e, segundo elas, essa possível decisão ainda pode mudar.

Anúncios direcionados ou comportamentais são aqueles que aparecem a partir da coleta de dados do usuário, como cookies de navegação e outros. A  Lei de Privacidade Online Infantil (sigla COPPA em inglês) proíbe que eles sejam exibidos para crianças menores de 13 anos sem autorização dos pais. A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) está investigando se o Youtube violou a lei de privacidade, e a agência já chegou a um acordo com a empresa, apesar de não sabermos os termos definidos. Não está claro se a exclusão dos anúncios é uma consequência direta desse acordo.

30/07/2019 às 10:07
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Até então, o Youtube vende dois tipos de anúncio - um que emparelha o contexto do vídeo com um comercial, e outro que usa uma matriz de sinais digitais. Ou seja, as empresas interessadas podem alcançar nichos de público com base nos dados do Google. Além disso, faz tempo que o Youtube diz que seu site principal não é apropriado para crianças. Ele incentiva que esse seja utilizado o aplicativo Youtube Kids, que não tem anúncios direcionados. 

De acordo com a empresa de pesquisa Loup Ventures, a estimativa de receita absorvida pelo Youtube através de conteúdo infantil está entre US$500 milhões e US$750 milhões. O analista Doug Clinton acredita que o impacto potencial do banimento dos anúncios chegue a 10% da participação geral nesse segmento de conteúdo, o que representa cerca de US$50 milhões. Outra questão pendente é como o Youtube vai definir o que são ou não vídeos "direcionados para crianças".

Até o momento, o Youtube e a FTC não comentaram sobre o assunto oficialmente.

Fonte: Bloomberg

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