Índice do Artigo

Drones

Sistema de transporte Air Drones promete diminuir em até 25% emissões de CO2

Indra criou software de gestão de tráfego aéreo não tripulado em baixas altitudes

Sistema de transporte Air Drones promete diminuir em até 25% emissões de CO2
Créditos: Indra

A companhia espanhola de TI e de sistema de defesa, Indra, criou um sistema de transporte baseado em drones que promete reduzir as emissões de CO2 em até 25%. Com o Air Drones, companhia busca se tornar uma das líderes no mercado de tecnologia relacionada a aeronaves não tripuladas.

A companhia se juntou com a Universidade do Sudeste (Noruega) e com o Andøya Space Center (Centro Espacial Andøya) para trabalhar na implementação do sistema de gestão de tráfego aéreo não tripulado. A ideia é facilitar uma mudança de cultura, que hoje está muito focada no uso de veículos baseados em combustíveis fósseis. De acordo com os executivos da Indra, o futuro está numa infraestrutura de drones não tripulados.

Site oficial: Indra Air Drones

“A iniciativa segue a estratégia da Indra de se tornar uma das principais empresas em tecnologia para aeronaves não tripuladas. Recentemente, a companhia lançou o Air Drones, conjunto de soluções avançadas para o gerenciamento do tráfego aéreo não tripulado a baixa altitude (abaixo de 150 metros) em cidades, regiões e países”.
Comunicado oficial da Indra

O primeiro passo do Air Drones será com o Pilot-T, um projeto piloto que busca mapear corredores que seriam adequados para o tráfego de veículos não tripulados. Também será verificado se esses locais possibilitam a integração dos sensores, tanto eletrônicos quanto óticos, que são necessários para o serviço operar. Espera-se que a iniciativa terá sido concluída até 2021.

“A empresa também trabalha com a SESAR JU, a aliança público-privada europeia que tem como objetivo transformar o tráfego aéreo em algumas das principais demonstrações de voo de drones, compartilhando o mesmo espaço aéreo que as aeronaves convencionais”.
Comunicado oficial da Indra