Especialistas em segurança alertam contra novo esquema de phishing para usuários da Apple
Créditos: Busy.org

Especialistas em segurança alertam contra novo esquema de phishing para usuários da Apple

Golpistas miram em pessoas que acabaram de alterar sua senha para e-mail parecer mais realista

A ESET, empresa especializada em segurança virtual, está alertando para um novo ataque de phishing que começou a circular na América Latina com usuários da Apple como alvo. O esquema tem potencial de ser perigoso porque é bastante elaborado e mira em pessoas que acabaram de fazer ajustes em suas contas da Apple ID, podendo ser enganadas pelo e-mail que chega sabendo dessas alterações.

Phishing é um golpe online que consiste em enviar e-mails ou links para as pessoas com informações falsas convidando a vítima a revelar seus dados pessoais. Pode ser o cadastro para uma promoção, mas muitos dos casos são como este, em que os golpistas se passam por uma empresa precisando confirmar sua conta. Geralmente esse tipo de e-mail vem com alguma ameaça de desativação permanente da conta se as medidas pedias não forem tomadas, e isso é justamente o que o golpe sendo relatado aqui faz também.

Para ficar ainda mais realista, o usuário que clicar no link (não recomendamos nem um pouco que se faça isso, nem pra ver como é), é enviado a uma página que finge ser da Apple, mas é falsa. Nessa página a pessoa preenche um formulário com todos os seus dados, que vão parar na mão dos responsáveis pelo phishing,.

Um golpe elaborado assim pode ser mais difícil de detectar, então a ESET reitera os sinais a que os usuários devem estar atentos para não serem enganados. O primeiro passo é sempre verificar o remetente - apesar deste e-mail chegar assinado como "iCloud", dá pra ver pelo endereço que aparece um domínio bizarro, nada a ver com a Apple: "@kurangpanjang-tariksaja.business".

Outros sinais são um pouco mais sutis. O e-mail não chama o usuário pelo nome, se referindo a ele como "estimado cliente". E, como mencionado antes, ameaças de desativação permanente sempre são comuns em phishing, e devem servir como sinais de alerta.

Continua após a publicidade

Créditos de imagens: ESET

User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Análise do Samsung GALAXY S21 ULTRA: tela INCRÍVEL e câmeras para TODAS AS SITUAÇÕES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.