A Amazon diz que o seu sistema de reconhecimento facial agora é capaz de identificar medo no rosto de pessoas. Mas essa não é a única emoção que ela lê, raiva, tristeza, felicidade, surpresa e tranquilidade também são traços notados nas faces analisadas pela tecnologia desenvolvida pela empresa.
Amazon aumenta vantagem sobre a Microsoft no mercado de tecno...
Relatório da Gartner aponta que Alibaba Cloud está em terceiro lugar sem nem sair da China
O sistema utiliza inteligência artificial para aprender o que cada expressão facial significa e faz isso através de um banco de dados enorme. Além disso, a Amazon diz que a sua tecnologia é capaz de fazer a distinção entre o gênero masculino e feminino, algo que foi aprimorado em uma versão mais recente dele, com a emoção de medo também sendo acrescentada na atualização.
A CNBC comenta em sua notícia que, mesmo com os aprimoramentos, existe ainda uma grande controversa apontada por especialistas de comportamento sobre o que dizem nossas expressões faciais. A maneira como as pessoas se expressam varia de acordo com a cultura e até mesmo a situação. Nem sempre um movimento significará determinada emoção. Não é possível identificar que um sorriso refletirá sempre felicidade ou que ao franzir a testa a pessoa esteja demonstrando tristeza.
Isso sem falar, é claro, na utilização desta tecnologia com o fim de monitoramento de segurança, algo que gera o debate de invasão de privacidade.
O programa de reconhecimento facial da Amazon faz parte da divisão AWS (Amazon Web Services) e tem como principal representante o CEO Jeff Bezos, responsável por publicar todas as novidades. Apesar de o software ter despertado interesse do governo dos Estados Unidos, já apresentou falhas graves em testes recentes. Segundo conta a Fox News, em julho de 2018, 28 membros do congresso do país norte americano foram marcados como suspeitos.
Como a Amazon pode fornecer essa ferramenta para o governo, isso gera dúvidas sobre o seu impacto na sociedade. O que acontece com alguém que é identificado como culpado sendo que na verdade é apenas um erro de cálculo? A implementação do sistema da Amazon está passando por sérias discussões no congresso dos Estados Unidos.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Via: Engadget, CNBC, Journals