OpenSignal testa velocidade de download, upload e latência da 4G em diferentes smartphones
Créditos: TechTudo

OpenSignal testa velocidade de download, upload e latência da 4G em diferentes smartphones

A pesquisa usou aparelhos de alto, médio e baixo nível das marcas Samsung, Apple e Huawei

A OpenSignal, empresa especializada em análise de dados de telefonia móvel, divulgou recentemente um relatório comparando smartphones de diferentes marcas para testar as conexões 4G de cada um deles, principalmente quando usados em games. Para os testes foram usados aparelhos da Apple, Samsung e Huawei, de diferentes modelos, desde os topos de linha até os aparelhos de entrada. 

A pesquisa dividiu os smartphones testados em três diferentes categorias, sendo elas: alto nível, nível médio e baixo nível. Como resultado final, os smartphones de alto nível se saíram amplamente melhor do que os de médio nível em velocidade de download, enquanto a diferença entre os médio para os de baixo não é tão grande.  É possível ver no gráfico abaixo que a diferença de download (coluna azul) entre os aparelhos de alto nível para os de médio nível é de quase 14 pontos, enquanto os médios para os de baixo nível a diferença é de aproximadamente 3 pontos. Já a velocidade de upload (coluna amarela) é mais estável, sem grandes variações para os três diferentes modelos.

Pesquisa OpenSignal

Os dispositivos testados contam com diferentes modelos, que variam também pelo ano de lançamento. A divisão das categorias feitas pela pesquisa podem ser vistas abaixo:

Alto nível (LTE 16 ou mais): iPhone Xs; Samsung Galaxy S8, S9, S10, Note 8, Note 9; Huawei P20 Pro, P30 Pro, Mate 10, 20 
Nível médio (LTE entre 5 e 15): iPhone X, 8, 7, 6s; Samsung Galaxy J7, J5, A80, A6s; Huawei P30 Lite, Enjoy 9e, Y6; iPhone XR, X, 8, 7, 6s. 
Baixo nível (LTE 4 ou menos): iPhone 6; Samsung A2 Core, J4 Core; Huawei Nova 2

A 4G é a quarta geração de telefonia móvel e o LTE é o padrão de comunicação usado para estabelecer a conexão e distribuição da banda larga. Para medir a velocidade de conexão da mesma tecnologia em diferentes aparelhos, foram medidas a velocidade de download, upload, e de latência. Os testes foram realizados com as mesmas condições em todos os aparelhos e os gráficos obtidos são os resultados apresentados pelos aparelhos.

17/09/2019 às 15:21
Artigo

Saiba tudo sobre o Wi-Fi 6 e entenda como ele vai mudar a con...

A nova geração da conexão sem fio traz mais velocidade e segurança - e um nome mais amigável

O período de latência é o tempo que se leva para iniciar e terminar uma ação, por exemplo: em um game, quando você clica para atirar e o tempo que o tiro aparece na tela é chamado de latência. Esses milissegundos são importantes em algumas ações, jogos online multiplayer podem ser considerados uma das principais delas. No gráfico acima é possível ver que a latência (linha laranja) é maior para os dispositivos de entrada, ou seja, o tempo que eles levam para executar as ações é maior. 

A pesquisa também diz que é possível observar a correlação entre os dados de upload e download. Mesmo que os uploads não apresentem grandes diferenças de velocidade, o gráfico abaixo mostra como os aparelhos high-end são superiores também no envio de dados:

Esses dados são relevantes para os usuários que estão pensando em investir mais em jogos mobile, hoje há uma expansão nas possibilidades, com cada vez mais desenvolvedores investindo nesse mercado. Games como Fortnite e PUBG estão muito populares, e lag (atrasos) no envio de dados pode ser algo desagradável para a experiência. 

24/07/2019 às 20:01
Artigo

5G faz mal à saúde? Conversamos com o deputado que quer proib...

Veja como a desinformação pode até virar lei; Qualcomm e ACATE comentam o caso

Apesar do 4G estar presente em apenas cerca de 30% dos dispositivos mundiais, a quinta geração da internet móvel já está disponível e está começando a ser testadas em alguns países. A 5G está sendo integrada a aparelhos high-end de diferentes marcas e promete expandir ainda mais no decorrer dos anos. Para mais informações sobre a futura geração da telefonia móvel veja o vídeo abaixo:

Via: Adrenaline Fonte: OpenSignal
User img

Ana Luiza Pedroso

Rumores apontam o lançamento da próxima geração de SoC da Huawei, o Kirin 1020

Rumores apontam o lançamento da próxima geração de SoC da Huawei, o Kirin 1020

A empresa também pode lançar o Kirin 820 focado nos dispositivos intermediários


Netflix começa a testar novo recurso que baixa conteúdo recomendado automaticamente

Netflix começa a testar novo recurso que baixa conteúdo recomendado automaticamente

"Downloads Para Você" pode ajudar usuários a não ficarem sem ter o que assistir


Huawei lança no Brasil serviço Huawei Assistant e plataforma Ability Gallery

Huawei lança no Brasil serviço Huawei Assistant e plataforma Ability Gallery

Novo recurso para desenvolvedores conta com 1 milhão de participantes globais


A evolução dos Snapdragon 800: conheça a plataforma topo de linha da Qualcomm! [ATUALIZADO]

A evolução dos Snapdragon 800: conheça a plataforma topo de linha da Qualcomm! [ATUALIZADO]

A linha conta com os melhores do mundo e os processadores estão nos principais aparelhos Android


Oi promete Wi-Fi grátis e

Oi promete Wi-Fi grátis e "experiência 5G" em seu estande na CCXP 2019

Operadora patrocina o evento e vai mostrar conectividade em parceria com Omelete