Um buraco negro do tamanho do nosso sistema solar acaba de ser descoberto
Créditos: Pixabay

Um buraco negro do tamanho do nosso sistema solar acaba de ser descoberto

O corpo celeste tem 40 bilhões de vezes a massa do nosso sol

Cientistas descobriram um buraco negro do tamanho do nosso sistema solar. A descoberta foi feita utilizando o Very Large Telescope, maior conjunto de telescópios do mundo, localizado no Chile.

O buraco negro em questão tem 40 bilhões de vezes a massa do nosso Sol. O corpo celeste foi descoberto na galáxia gigante chamada de Homberg 15A, que fica a 700 milhões de anos luz do nosso planeta. Homberg 15A está no centro do conglomerado de galáxias chamado de Abell 85.

Antes, os cientistas acreditam que a massa desse recém descoberto buraco negro era muito maior, estimavam cerca de 310 bilhões de vezes a massa do Sol, cálculo que foi feito por medidas indiretas. A nova medida leva em consideração um novo estudo em que eles traçam o movimento das estrelas. Essa última estimativa se baseia em observação direta, por isso é mais precisa.

A nova medida foi recentemente enviada para revisão ao The Astrophysical Journal, mas ainda não foi revisada. As conclusões e o estudo que gerou o relatório foram feitos com base em duas noites de observação no observatório Paranal, no norte do Chile.

10/04/2019 às 10:43

Veja a primeira imagem de um buraco negro já feita na históri...

Fotografia foi feita com a colaboração de telescópios do mundo todo e testa a teoria da relatividade ...

Apesar de seu tamanho, esse não é o maior buraco negro descoberto até agora. Quem tem esse título é o Ultra Massive Black Hole, que fica no centro de outro conglomerado, o TON 618, a 10 bilhões de anos luz daqui. O UMBH, como é chamado, tem 66 bilhões de vezes a massa do Sol.

Cientistas acreditam que para ficar tão grande foi necessária a fusão de dois buracos negros gigantes, formando o descoberto agora. Também não descartam a possibilidade de uma situação ainda mais complexa que essa, talvez múltiplos buracos negros tenham se fundido para isso.

Em todo caso, os astrônomos continuam trabalhando para entender a formação desse corpo celeste. Segundo explicado no portal Universe Today, estão prevendo a descoberta de buracos negros ainda maiores, tão maiores que precisarão dar nomes a novas categorias. Os primeiros descobertos foram chamados apenas de buracos negros, em seguida vieram os super buracos negros e agora os ultra buracos negros.

Vale lembrar que recentemente tivemos a primeira imagem de um desses corpos celestes sendo divulgada. Saiba mais na notícia