Campinas pode ser a primeira cidade do Brasil a usar drones para entregar comida
Créditos: Word Around the Net

Campinas pode ser a primeira cidade do Brasil a usar drones para entregar comida

Parceria entre iFood e empresa de drones SMX Systems negocia o serviço com a Anac

A cidade de Campinas, no estado de São Paulo, pode ser a primeira do Brasil a contar com um serviço de entrega de alimentos com o auxílio de drones. A negociação está sendo feita pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) com o pessoal do app de delivery de alimentos iFood, que firmou uma parceria com a criadora de drones SMX Systems / Speedbird Aero para usar os veículos aéreos como um sistema de entrega.

As empresas estão trabalhando para o projeto cumprir as exigências a regulamentos da Anac e também do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo). A expectativa do iFood é conseguir reduzir seus tempos de entrega para até apenas dois minutos e meio, ou seja, 150 segundos.

O projeto, no momento, planeja duas rotas. Uma dentro do Shopping Iguatemi de Campinas, que levaria a comida da praça de alimentação até um centro de distribuição, e uma fora do shopping, nas ruas, para levar a comida até o consumidor final. É claro que é a segunda rota a mais importante e também a mais difícil de ser aprovada, já que todos os trajetos que os drones executariam nas ruas precisariam ser previamente autorizados pelo Decea. Além disso, o drone não pode simplesmente pousar em qualquer lugar e, na regulamentação, recomenda-se uma área com 5m de diâmetro.

24/07/2019 às 11:34
Notícia

UPS busca aprovação para fazer entregas com drones nos EUA

A gigante do delivery criou uma subsidiária própria para o novo modelo de negócio

O drone que será usado para as entregas do iFood em Campinas é um DLV-1, com fabricação completamente nacional. Trata-se de uma aeronave com 1,4m de diâmetro e capaz de carregar até 2 kg em seus voos. O drone vem equipado também com uma caixa de transporte capaz de monitorar a temperatura do alimento dentro dele, já que foi especialmente adaptado para esse tipo de trabalho. 

Fonte: G1
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.