Huawei enfim apresenta oficialmente o Harmony OS, seu novo sistema operacional
Créditos: Engadget

Huawei enfim apresenta oficialmente o Harmony OS, seu novo sistema operacional

Sistema tem foco em flexibilidade para funcionar em diferentes tipos de dispositivos

Assim como esperado, a Huawei enfim fez a revelação oficial do HongMeng OS durante a Huawei Developers Conference, seu evento para desenvolvedores em Dongguan, na China. O sistema foi apresentado como Harmony OS, um nome que também já tinha aparecido em vazamentos. O Harmony OS leva esse nome - harmonia - por causa do objetivo da empresa em oferecer um sistema mobile flexível e adaptável para diferentes dispositivos, não apenas smartphones.

A ideia da Huawei com o Harmony OS é ter uma plataforma em código aberto que possa funcionar em diversos dispositivos conectados e da Internet das Coisas, como TVs, tablets, notebooks e até mesmo carros. 

07/08/2019 às 12:22
Notícia

Primeiro smartphone com HongMeng OS pode chegar junto com o H...

Aparelho de estreia do concorrente do Android deve atuar no segmento de entrada

Isso não significa, no entanto, que a Huawei vai começar a substituir o sistema de seus smartphones imediatamente. A empresa alega que o Harmony OS é compatível com diversos apps do Android e que a migração poderia ser feita em apenas alguns dias, mas a Huawei quer manter o OS da Google pra evitar dores de cabeça com usuários que já estão acostumados com o sistema ou de aparecer alguns apps incompatíveis. Se a situação com os EUA voltar a se complicar, a empresa pelo menos tem para onde ir com o Harmony OS já lançado.

Os planos da Huawei com seu novo sistema são ambiciosos. A empresa quer um dia, no futuro, representar uma real competitividade com o Android como um sistema operacional global, com fabricantes de smartphone optando pelo Harmony OS ou Android, ameaçando a dominação completa do sistema da Google. Bill Gates declarou numa entrevista recente que só tem espaço para um sistema gigante se opondo ao iOS no mundo, mas a Huawei quer provar que ele está errado.

O Harmony OS é baseado em microkernel, prometendo alta velocidade de operação e baixíssima latência. Ele é compatível com as principais linguagens de programação, como C/, C++, Java, JavaScript e Kotlin.

Fonte: GSMArena
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.