Android 9 Pie: mergulhamos na interface e funções e mostramos pra vocês o que mudou!

Android 9 Pie: mergulhamos na interface e funções e mostramos pra vocês o que mudou!

Além do novo visual, a Google apostou na inteligência artificial pra melhorar o sistema

A versão 9 do Android, codinome Pie, começou a aparecer em aparelhos equipados com o sistema Android One, além de já estar presente em modelos da linha Pixel. Ele traz importantes melhorias na interface, na organização dos recursos e principalmente um uso intensivo de inteligência artificial e aprendizado da máquina para tentar automatizar e otimizar funções.

Site oficial do Android 9.0 (Pie)

O primeira mudança que vai chamar a atenção dos consumidores é a estética. Agora o Android aposta bastante no formato de círculos em muito da interface, seja em botões, janelas, aplicativos e notificações. 

O sistema também se atualizou com duas tendências importantes da indústria: as telas com proporção de 18:9 e os entalhes, o famoso "notch" que vem cortando a parte superior da tela de muitos aparelhos recentes. No caso do aparelho usado para esse artigo, o Motorola One, o efeito ficou muito interessante, escondendo o entalhe em situações que ele distraía muito, como em games ou vídeos.

Partindo para as funcionalidades adicionadas nessa versão do sistema, o grande destaque é a central de bem-estar. Localizada nas configurações, ela atua ajudando a controlar o uso do aparelho, voltado principalmente para os usuários que consideram que estão precisando reduzir o tempo que gastam no smarpthone. Essa área atua em duas frentes principais: monitoramento e controle. 

Ajudar a reduzir o uso excessivo do smartphone é um dos focos do sistema

Já na primeira tela temos um relatório que mostra o tempo gasto em cada aplicativo, a quantidade de vezes que a tela foi desbloqueada e o número de notificações recebidas. Abrindo as informações de cada app dá para ver os horários em que foi usado e o número de vezes que ele mandou notificações. Nessa tela também dá para definir um limite de tempo diário para usar o aplicativo. Passou desse valor, o aplicativo fica desabilitado até o outro dia, ou você precisa ir nas configurações e novamente alterá-las.

 

Outra prioridade da Google foi evoluir a capacidade do sistema de aprender os hábitos do usuário e se antecipar a suas demandas, fazendo com que sejam necessárias menos interações para realizar uma ação. O Android Pie tem vários elementos da interface que tentam se moldar aos hábitos do usuário. Na gaveta de aplicativos agora surgem duas sugestões de ações baseadas nos comandos mais realizados em determinado horário ou local, enquanto que tanto no topo da listagem de apps quanto na tela de multitasking há uma sugestão de cinco apps, também usando como critério a "adivinhação" do que o sistema acredita ser o seu próximo aplicativo a ser aberto.

O aprendizado da máquina também é aplicado em outros lugares, como no gerenciamento de energia, aprendendo os apps mais usados e os hábitos de ativação para otimizar de forma mais inteligente quais rodam em segundo plano e quais ficam desabilitados, e também e elementos com o brilho de tela, que irá se adaptar também aos hábitos do consumidor.

O Android 9, codinome Pie, deve chegar a todos os aparelhos recentes baseados no Android One, como é o caso do Motorola One, além do line-up da própria Google, com a linha Pixel a partir do Pixel. Boa parte dos modelos topo de linha de 2018 e possivelmente de 2017 também devem entrar na fila, porém com a alta fragmentação do mercado Android, é difícil fazer uma lista abrangente (e 100% segura) de quais aparelhos recebem update pro Android 9, ou não. Se está na dúvida sobre o seu dispostiivo, experimente acessar as configurações, sistema, e por fim atualizações do sistema, onde é possível ver se o seu dispositivo está atualizado para a versão mais recente disponibilizada pela fabricante.

User img

Diego Kerber

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego colabora com a Adrenaline na produção de notícias e artigos na coluna "Vida Digital".

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Samsung Galaxy Note 20+ 5G aparece no Geekbench

Samsung Galaxy Note 20+ 5G aparece no Geekbench

Aparelho apareceu no site com o número de modelo SM-N986U


Veja como fazer animais em 3D com Realidade Aumentada do Google [+VIDEO]

Veja como fazer animais em 3D com Realidade Aumentada do Google [+VIDEO]

Novo recurso chega para celulares e tablets


OnePlus 8 Pro não passará de US$ 1.000 e terá Snapdragon 865 e RAM LPDDR5

OnePlus 8 Pro não passará de US$ 1.000 e terá Snapdragon 865 e RAM LPDDR5

Nem mesmo a alternativa mais cara do topo de linha chegará ao valor, mesmo com UFS 3.0


Artista cria imagens do Galaxy Note Fold com base em vazamentos

Artista cria imagens do Galaxy Note Fold com base em vazamentos

Samsung está trabalhando em um novo celular dobrável e rumores apontam que é da família Note


Animal 3D: o Google transforma sua casa em um zoológico virtual

Animal 3D: o Google transforma sua casa em um zoológico virtual

Use seu celular pra ver animais 3D em realidade aumentada dentro da sua casa