Yeelight: a solução de iluminação inteligente da Xiaomi

Yeelight: a solução de iluminação inteligente da Xiaomi

Controle a iluminação de sua casa pelo aplicativo, comando de voz e até quando estiver fora de casa

Uma das maiores tendências da tecnologia é invadir nossas casas com dispositivos inteligentes. Ter o controle de toda a casa na palma da mão é o sonho de muita gente e já está se tornando uma realidade. Hoje já podemos controlar remotamente televisores, ar-condicionados, geladeiras e, como você verá neste artigo, até lâmpadas.

Além do controle remoto outro grande destaque de alguns dispositivos como os que mostraremos nesse artigo está na possibilidade de escolha da cor, graças ao uso de tecnologia LED RGB. De forma simples via aplicativo é possível alternar entre uma grande variedade de cores, opção por uma cor estática ou com perfis onde as mesmas alternam automaticamente, por exemplo. A iluminação é um detalhe que pode fazer toda diferença no ambiente de uma casa ou qualquer outro espaço.

Algumas empresas, como Philips, Tp-Link, LIFX e Xiaomi já trouxeram lâmpadas que se conectam ao Wi-Fi e permitem o controle via aplicativo e algumas delas até por comando de voz através do Google Assistant ou Alexa. Neste artigo, eu falo do uso do conjunto de dispositivos de luzes da Xiaomi, chamado de Yeelight. Também fizemos um vídeo para mostrar para vocês como ele funciona e o que é possível fazer com ele, veja abaixo.


Xiaomi Yeelight

 

A Xiaomi tem uma série de dispositivos inteligentes de iluminação, nós demos uma olhada nestas três que listo abaixo. Você pode conferir a linha completa de produtos no site da Yeelight. No final do artigo listamos os links de compra dos produtos utilizados na Gearbest, que nos enviou.


Yeelight LED colorida - Link para compra


Esta lâmpada oferece cerca de 16 milhões de cores e se conecta diretamente com a sua rede de internet sem fio. Você instala um aplicativo no smartphone, coloca ela no tradicional bocal de lâmpada (o nome do padrão é E27), liga o interruptor, acessa o app e passa a ter controle da cor, intensidade de brilho e outras funcionalidades.

Ela não é bivolt! Então se você se interessar por ela, tenha isso em mente antes de comprar para escolher o modelo de acordo com a tensão elétrica da região onde você mora.

O preço dela é de aproximadamente U$25,00, metade do preço da Philips Hue, uma das primeiras marcas a lançar este tipo de dispositivo. Na Gearbest você encontra por cerca de oitenta reais. 


Fita LED RGB Yeelight - Link para compra


A fita LED RGB da Xiaomi funciona de maneira bem semelhante. Você conecta na tomada, aperta o botão de ligar dela enquanto procura no aplicativo e a conexão está feita. Ela é bivolt e tem dois metros. Diferente da lâmpada, ela é pensada para decoração mais específica, tem uma base adesiva e é feita em um material maleável para facilitar a personalização do ambiente. 


Beside Lamp Yeelight - Link para compra


Pensada principalmente para ficar ao lado de sua cama, em mesas de estudo ou para suprir os posicionamentos de um abajur. O modelo utilizado nos testes é bluetooth, mas já tem um modelo via Wi-Fi. Basta ligar na tomada e conectar ao aplicativo enquanto segura o botão de ligar dela.

Opções de personalização

Para fazer a integração entre os gadgets de iluminação, a Xiaomi criou um aplicativo chamado de Yeelight. Nele você pode criar grupos de dispositivos, salvar pré-definições, trocar a cor ou brilho de um determinado gadget e outras funcionalidades. Se você tem mais soluções inteligentes da Xiaomi que não envolvem luz e quer fazer a integração entre eles, você pode baixar o Mi Home para controlá-los. O aplicativo Yeelight é um pouco mais limitado que o Mi Home. Pelo Yeelight você pode fazer as funcionalidades básicas, como ligar, desligar, trocar a cor, ajustar o brilho, mas não é possível programá-las para executar uma tarefa em um tempo determinado. O Mi Home, é o aplicativo da Xiaomi que permite você automatizar sua casa inteira se quiser, por isso é possível programar tarefas que determinam a troca da cor da lâmpada, se ela deve desligar ou ligar e em que intensidade deve brilhar.

Prós e contras

Eu tenho apenas uma grande frustração para comentar. Não é possível conectar mais de um smartphone para controlar as luzes. Isso é um ponto muito negativo porque em uma casa geralmente há mais de uma pessoa e controlar as configurações das lâmpadas apenas por um celular limita as opções. Imagine que tem uma Yeelight Bedside na sua sala e você quer mudar a cor ambiente para assistir um filme mas a pessoa que mora com você saiu de casa e só ela tem o aplicativo instalado no celular. Bom, você fica sem poder escolher as configurações da lâmpada.

Uma alternativa é um aparelho exclusivo para controle desse tipo de sistema, como um tablet

Tirando esse ponto negativo, gostei muito da linha. Não são difíceis de serem instaladas, uma vez configuradas elas permanecem com as preferências salvas. Mesmo que você tire elas do bocal e coloque novamente elas conseguem manter as configurações. As lâmpadas de teto são um pouco fracas, mas elas servem para mudar o ambiente, não recomendo utilizá-las como lâmpadas principais. As lâmpadas de teto mais recentes da Xiaomi são mais potentes, talvez seja bom você dar uma olhada caso queira substituir todas as lâmpadas de sua casa com este tipo.

Xiaomi Yeelight Strip RGB
Xiaomi Yeelight Lamp RGB
Xiaomi Yeelight Bedside Lamp
Xiaomi Mijia Bedside Lamp Wifi

Black Friday: 7 smarpthones para você ficar de olho nas promoções

Black Friday: 7 smarpthones para você ficar de olho nas promoções

Listamos os aparelhos com melhor relação custo-benefício para você acertar em sua compra


Xiaomi Mi Mix 3 deve chegar ao mercado europeu em dezembro

Xiaomi Mi Mix 3 deve chegar ao mercado europeu em dezembro

Vazamento no Reddit e dois certificados indicam que o smatphone será comercializado fora da China em breve


Conheça o Oculus Go e saiba o que esperar da Realidade Virtual no futuro

Conheça o Oculus Go e saiba o que esperar da Realidade Virtual no futuro

Jogador Nº 1 trouxe VR como sonho de consumo distante...


Conheça o HyperSurfaces, projeto que transforma qualquer superfície num objeto interativo

Conheça o HyperSurfaces, projeto que transforma qualquer superfície num objeto interativo

Usando inteligência artificial e sensores o HyperSurfaces pode revolucionar a IoT


Xiaomi assume fabricação e distribuição de smartphones da marca chinesa Meitu

Xiaomi assume fabricação e distribuição de smartphones da marca chinesa Meitu

O contrato entre as empresas também garante algumas tecnologias exclusivas para a Xiaomi