O que é Gorilla Glass? Saiba o que cada geração oferece

O que é Gorilla Glass? Saiba o que cada geração oferece

O iPhone foi o primeiro smartphone a vir com a tela que hoje é amplamente utilizada

Artigo atualizado dia 11/04/2019

Smartphones estão longe de serem brinquedos, nós carregamos agendas, contatos profissionais e informações pessoais neles. Como já disse no artigo sobre as certificações IP67 e IP68, toda a proteção para nossos queridos aparelhos são bem vindas, mas nós precisamos saber o que cada tipo de proteção significa antes de investir nelas, e nesse artigo falaremos das telas com proteção Gorilla Glass.


O que é?

Gorilla Glass é um vidro muito mais resistente, fino e maleável que vidros comuns. Ele é utilizado principalmente em aparelhos eletrônicos e sua popularização começou nos smartphones. 

02/05/2018 às 13:40
Notícia

LG revela oficialmente smartphone LG G7 ThinQ

O aparelho vem com tela de 1000 nit e foco em funcionalidades de inteligência artificial

Esta não é uma garantia que a sua tela jamais quebrará, a verdade é que o Gorilla Glass protege contra arranhões e pressões contra o smartphone, mas uma queda simples pode sim trincar a tela do seu smartphone. Nem mesmo a última geração garante que sua tela não quebrará, de qualquer forma, é uma proteção muito valiosa e diminui as chances de inutilizar o display.


Como é feito?

A empresa fabricante do Gorilla Glass, a Corning, conseguiu se destacar no mercado quando descobriu como deixar vidros altamente resistentes e finos para serem utilizados em smartphones. O processo de criação do vidro deles é semelhante a de vidros comuns, sua grande diferença está num composto de alumínio, silício e oxigênio, o álcali-aluminosilicato. Esta mistura de elementos não é encontrada na natureza, sua criação tem de ser feita em laboratório.

O diferencial do Gorilla Glass está em um componente chamado álcali-aluminosilicato

 

Continua após a publicidade

O processo de criação do Gorilla Glass exige uma compressão de átomos e o álcali-aluminosilicato permite que mais átomos sejam comprimidos em um espaço menor, deixando o material rígido mesmo em espessuras de um fio de cabelo. 

Até hoje existem 5 gerações de vidros Gorilla Glass, sendo que o Gorilla Glass 5 é pelo menos 5 vezes mais resistente que o primeiro Gorilla Glass lançado em 2006.


Gorilla Glass 1

A primeira geração foi marcada por uma parceria entre a Corning e a Apple. A empresa da maça pediu um vidro de 1,3mm de espessura que fosse oleofóbico, criando uma proteção contra marcas de digitais para o primeiro iPhone. Relembre o lançamento do primeiro iPhone abaixo. 


Gorilla Glass 2

 

Foi lançado em 2012 e é 20% mais fino que o primeiro, redução importante para que os fabricantes da época conseguissem reduzir o tamanho dos smartphones. A espessura também permitiu mais sensibilidade na tela touch mantendo a resistência do modelo anterior. Exemplos: Samsung Galaxy S3, LG Optimus G, Nexus 4.


Gorilla Glass 3

Seu lançamento aconteceu na CES 2013 e trouxe melhorias significativas. Além de ter ficado até 3 vezes mais resistentes a rachaduras em relação à geração anterior, a Corning trabalhou para diminuir a sensibilidade do vidro à riscos com uma tecnologia que a empresa chama de Native Damage Resistance. Exemplos: Moto G, Moto X, Galaxy S4.

Continua após a publicidade


Gorilla Glass 4

Esta geração é de 2014, com o Gorilla Glass muito popular e presente nos topos de linha. Para a quarta versão, os cientistas não mudaram atributos como espessura ou durabilidade, em vez disso, investiram todos os seus esforços em deixar o vidro resistente à quedas.

A Corning realizou uma pesquisa de mercado e constatou que 70% dos danos em Smartphones aconteciam por quedas a cerca de 1 metro de altura. Esta é mais ou menos a distância do chão para o nosso bolso ou uma mesa, por exemplo. 

Após diversos testes e aperfeiçoamentos, foi constatado que o novo Gorilla Glass suportava 80% das quedas na altura em que costumamos utilizar smartphones. 

Exemplos: Samsung Galaxy S7, ASUS Zenfone Max, Microsoft Lumia 950 XL.


Gorilla Glass 5

A diferença desta geração para a anterior é a altura suportada que passou de 1 para 1,6 metros. A tela continua quebrável, mas sobrevive em 80% das vezes em alturas de até 1,6 metros. Exemplo: Samsung Galaxy S9, Samsung Galaxy S9+, LGV30, LG V30S ThinQ, OnePlus5, Xperia XZ1.  Neste link você confere a lista completa de aparelhos com Gorilla Glass 5.


Gorilla Glass 6

 
Empresa anuncia que o Gorilla Glass 6 oferece o dobro de proteção do Gorilla Glass 5

A Corning não especificou qual a maior altura que esta geração pode suportar, mas divulgou que em seus testes a tela sobreviveu a 15 quedas consecutivas de 1 metro e afirma ser duas vezes mais resistente que a geração anterior. 

Por ter sido anunciada no meio de julho de 2018, ainda não temos exemplos de aparelhos com essa tecnologia no mercado, mas provavelmente os primeiros modelos equipados com a tela devem ser os de alto desempenho.  Neste link você confere a descrição do Gorilla Glass 6 no site oficial da Corning.

Gorilla Glass 7?

Até a última vez que esse artigo foi atualizado, em abril de 2019, a proteção mais recente é o Gorilla Glass 6, assim que soubermos de mais novidades sobre a tecnologia,voltamos aqui para fazer a alteração.


Tenho Gorilla Glass?

Apesar das proteções, muitos quebraram a tela logo na primeira queda do smartphone questionando o real benefício dessa tecnologia de proteção.

Caso queira saber se o seu dispositivo tem Gorilla Glass, você pode acessar o site da Corning que lá tem a lista completa de produtos pelo nome do aparelho ou neste outro que faz a listagem por marca

Fonte: Corning

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

OxygenOS 10.5.10 traz de volta filtro que fazia OnePlus 8 Pro ver através de plásticos

OxygenOS 10.5.10 traz de volta filtro que fazia OnePlus 8 Pro ver através de plásticos

Recurso foi ajustado para deixar de funcionar em objetos que ficariam transparentes na imagem


PUBG Mobile ganha primeiro mapa exclusivo Livik, com partidas de 52 jogadores

PUBG Mobile ganha primeiro mapa exclusivo Livik, com partidas de 52 jogadores

Partidas nesse novo cenário vão durar cerca de 15 minutos


MIUI 12 estável esta chegando a vários celulares Xiaomi, Redmi e POCO - links para download!

MIUI 12 estável esta chegando a vários celulares Xiaomi, Redmi e POCO - links para download!

A primeira fase de implantação da MIUI 12 foi concluída em junho


Veja os melhores smartphones em custo/desempenho em junho de 2020 pelo Antutu

Veja os melhores smartphones em custo/desempenho em junho de 2020 pelo Antutu

Xiaomi Redmi 8 Pro e Honor 9X se destacam pelo custo/benefício no ranking


Mais de 50% dos celulares vão usar USB Tipo-C em 2020, aponta Omdia

Mais de 50% dos celulares vão usar USB Tipo-C em 2020, aponta Omdia

Estamos cada vez mais perto de ter um padrão universal para carregadores móveis