Entenda o que são as siglas de certificação IP67 e IP68 e se você precisa delas

Entenda o que são as siglas de certificação IP67 e IP68 e se você precisa delas

O código IP se divide em dois dígitos, o primeiro indica proteção à poeira e o segundo proteção à água

Artigo atualizado em 09/04/2018

Como saber o quão resistente é um smartphone? Hoje é comum ouvirmos falar de IP67, IP68 e, em casos específicos, até IP69K. Para quem nunca leu sobre o assunto pode parecer estranho, mas não é tão difícil de explicar e nem de entender. 

Esses são certificados de proteção para aparelhos de tecnologia em geral, mas são muito populares em smartphones atualmente. Neste artigo, falaremos desses que são conhecidos como certificados IP.


A importância da proteção

Os smartphones se tornaram gadgets super importantes para o nosso dia a dia, neles trocamos mensagens pessoais e profissionais, agendamos compromissos, guardamos informações sigilosas e nos entretemos. Além disso, um celular pode custar caro, chegando a atingir preços como R$9 mil reais no caso do Iphone Xs Max.

Continua depois da publicidade

Smartphones com IP68 são protegidos contra poeira e podem ficar embaixo d'água por pelo menos 30 minutos em até um metro e meio de profundidade

 

Infelizmente muitos componentes de smartphones são sensíveis e mesmo uma simples queda é capaz de danificá-los. Para evitar que consumidores percam seus amados aparelhos por pequenos descuidos, as fabricantes estão investindo em meios de protegê-los e fazer com que tenham mais durabilidade.

Esta também é uma maneira de dar mais valor ao produto, afinal, qual é o consumidor que não quer que sua compra dure mais?

Continua depois da publicidade

16/03/2018 às 18:25
Artigo

Celular super-resistente? Testamos e derrubamos MUITO o Black...

Mantivemos um relacionamento abusivo com o smartphone pra ver se ele quebrava

 

No começo surgiram alterações mais simples, aumento na resistência de materiais, melhor isolamento de componentes e com o tempo apareceram dispositivos capazes de serem imersos na água e resistir à poeira. Estas alterações foram muito bem aceitas, mas isso dá origem a um problema.

Smartphone com IP67 são resistentes à poeira e podem ficar embaixo d'água por até 30 minutos em profundidades de até 1 metro

Ao anunciar o produto, nem sempre as empresas deixam claro quais são as especificações de resistência e elas podem variar em muito! Afinal, talvez seu aparelho seja resistente à jatos de água mas não possa ser submerso em água, por exemplo.

Talvez ele seja resistente à poeira mas não a todos os tamanhos de partículas. Muitas vezes vemos os produtos sendo colocados todos no mesmo balaio. Vamos entender isso melhor abaixo com as certificações de proteção, em especial IP67 e 68, as mais completas, apesar de várias outras que adicionar algum tipo de segurança ao aparelho.


Entendendo a sigla IP

Para facilitar a vida dos consumidores e diminuir a credibilidade de campanhas de marketing enganosas, a Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) estabeleceu critérios de avaliação de proteções e definiu uma sigla que você já deve conhecer: a IP.

O código IP é uma marca de proteção internacional, e é formado por dois dígitos. O primeiro marca a proteção contra sólidos e o segundo contra água. 

O primeiro dígito pode variar de 0 a 6, dessa forma você não verá um IP 78 no mercado, pelo menos não por enquanto. O segundo dígito pode variar de 0 a 9. 

Cada número representa um grau de proteção, na tabela abaixo feita pela empresa Omegatrafo você confere como a marca é formada. Se um um dispositivo é IP67, por exemplo, o 6 certifica que ele tem proteção total contra poeira e o 7 que ele pode ser imerso em água em profundidades de até um metro por 30 minutos.

Vale lembrar que essa categoria de grau de proteção não é exclusiva de smartphones, e pode ser utilizada para dispositivos eletrônicos de maneira geral, desde que passem pelas condições dos testes listados abaixo e sejam certificados oficialmente pela empresa. 

Aqui nós já testamos alguns aparelhos resistentes. O mais recente a enfrentar nossa bateria de testes foi o Blackview BV800 Pro, smartphone super robusto. Você pode conferir a review abaixo.

A seguir listamos alguns smartphones topos de linha e seus respectivos graus de proteção. 

IP67

- iPhone Xr
- iPhone X
- iPhone 8
- iPhone 8+
- Google Pixel 2
- Huawei Mate 10 Pro
- HTC U11
- Nokia 8 Sirocco

 

IP68

- iPhone Xs,
- iPhone Xs Max
Samsung Galaxy S8, S8+, S9, S9+, S10e, S10 e S10+
- Samsung Galaxy Note 9
- Huawei P30 Pro, Mate 20 Pro, P20 Pro
- Samsung Galaxy A5 2017
- Sony Xperia XZ Premium
- LG G6
- Blackview BV800 Pro
- Sammsung Galaxy A8
- Samsung Galaxy A8+
- Doogee S70


O que é IP69K?

Talvez você ouça falar em IP69K, uma certificação pouco comum para smartphones mas que pode começar a se popularizar. Esta não é uma certificação usual para celulares porque é um proteção altíssima. 

11/04/2019 às 22:43
Artigo

O que é Gorilla Glass? Saiba o que cada geração oferece

O iPhone foi o primeiro smartphone a vir com a tela que hoje é amplamente utilizada

O "6" se refere ao nível máximo de proteção contra partículas sólidas, o número 9 indica proteção contra líquidos em alta pressão, e o “K” indica uma condição de temperatura elevada.

Esse selo deve garantir que, independentemente da direção em que os jatos de água sejam jogados contra o aparelho, ele não sofrerá dano. Essa certificação é mais comum no meio industrial e marca produtos para garantir que possam passar por um processo de limpeza mais rigoroso.

A Blackview lançou o BV 9500 Pro com IP69K, segundo ela, o smartphone é capaz de ficar imerso em água em até 1.8 metros de profundidade por até 30 minutos. A empresa também ancunciou recentemente o P10000 Pro.

Ainda não testamos estes dois modelos, mas já conferimos um modelo anterior que se mostrou bastante robusto, o Blackview BV800 Pro. 

Fonte: PhoenixContact, Abb
Nasa publica foto de asteroide Bennu, que vai passar perto da Terra

Nasa publica foto de asteroide Bennu, que vai passar perto da Terra

Imagens foram feitas pela sonda OSIRIS-REx, que foi enviada especificamente para essa tarefa


Google Camera 6.2 mod vai disponibilizar novos suportes para smartphones Samsung Galaxy

Google Camera 6.2 mod vai disponibilizar novos suportes para smartphones Samsung Galaxy

Vai ser possível fazer a troca de abertura de f/2,4 até f//1,5 nos Galaxy S e Note 9


Tesla rompe com Nvidia e diz ter criado o chip mais poderoso do mundo para carros autônomos

Tesla rompe com Nvidia e diz ter criado o chip mais poderoso do mundo para carros autônomos

A empresa estava desenvolvendo a peça desde o ano passado


CEO confirma que OnePlus 7 Pro terá internet 5G e tela mais avançada

CEO confirma que OnePlus 7 Pro terá internet 5G e tela mais avançada

Informação alimenta rumores de que aparelho terá display com frequência de 90Hz


Samsung adia eventos de lançamento do Galaxy Fold após falhas no produto

Samsung adia eventos de lançamento do Galaxy Fold após falhas no produto

Empresa não chegou a explicar se problemas no hardware foram o motivo da mudança