Como eu pago compras com meu smartphone?

Como eu pago compras com meu smartphone?

Confira como funcionam serviços como o Android Pay e Samsung Pay

Com a recente chegada do Android Pay ao Brasil muitas pessoas se depararam com a nova opção de realizar o pagamento de compras utilizando o smartphone, mas apesar da facilidade muita gente ainda não sabe como fazer isso, tanto na ponta dos consumidores quanto dos lojistas.
 
Nesta matéria vamos explicar certinho como você pode fazer o pagamento pelos serviços Samsung Pay (que chegou ao Brasil em julho de 2016) e Android Pay. Também vamos explicar se esse procedimento é seguro, como funciona e quais aparelhos possuem suporte. Então vamos começar pelo básico:
 
Quem faz o pagamento via smartphone no Brasil?
 
Por enquanto, os serviços disponíveis no Brasil são o Samsung Pay e o Android Pay. Então se você tem um aparelho da Samsung ou se seu smartphone usa o sistema operacional Android (que também está presente nos aparelhos da Samsung), é bem possível que você possa fazer pagamentos por celular. A Apple ainda não chegou ao nosso país com seu serviço Apple Pay, disponível para seus dispositivos.
 
 
Dispositivos compatíveis com Samsung Pay:
 
- Galaxy S8
- Galaxy S8+
- Galaxy S7
- Galaxy S7 edge
- Galaxy S6 *
- Galaxy S6 edge *
- Galaxy S6 edge +
- Galaxy Note 5
- Galaxy A5 (2016)
- Galaxy A7 (2016)
- Galaxy A5 (2017)
- Galaxy A7 (2017)
- Galaxy A9
- Relógio Gear S3 (R760 ou R770)
 
*Compatíveis com maquininha que possuem sistema NFC
Para verificar se seu dispositivo Samsung é compatível com o Samsung Pay, acesse este link.
 
Dispositivos compatíveis com Android Pay:
São compatíveis todos os smartphones com sistema operacional Android Kit Kat (4.4) ou posterior e com tecnologia NFC. Para verificar se seu dispositivo Android é compatível com o Android Pay, acesse este link.
 
Como mencionamos anteriormente, dispositivos da Samsung possuem sistema operacional Android. Então usuários dessa marca com acesso ao Samsung Pay também podem optar por usar o Android Pay. E quem têm smartphones mais antigos da Samsung sem o Samsung Pay, podem usar o Android Pay para pagamento (desde que seja versão 4.4 ou superior e com sensor NFC presente em seu dispositivo), por exemplo.
 
Quais bancos suportam Android Pay e Samsung Pay no Brasil?
 
Depois de verificar se seu smartphone pode fazer esse tipo de pagamento, é preciso verificar se o banco no qual você tem conta suporta essas plataformas. Cada serviço funciona em conjunto com bancos e bandeiras de cartão (MasterCard, Visa, etc) de forma diferente, então é necessário acessar a lista do Android Pay e do Samsung Pay para checar quem aceita essa forma de pagamento. O banco Itaú e a bandeira Elo, por exemplo, ainda não possuem suporte a esses tipos de pagamento no Brasil.
 
 
 
Lembrando que, além de verificar se a instituição bancária possui suporte ao pagamento via Android Pay ou Samsung Pay, é necessário ver também se a bandeira de seu cartão, seja crédito ou débito, tem suporte ao pagamento.
 
 
Como eu me cadastro nesses serviços?
 
Cada sistema possui um procedimento diferente para a instalação/cadastro do aplicativo de pagamento. Confira abaixo:
 
Android Pay:
- O primeiro passo é baixar o aplicativo Android Pay diretamente da loja virtual Google Play neste link.
- Com o app baixado, adicione um cartão de crédito ou de débito dos bancos participantes. Para cadastrar o cartão é preciso tirar um foto ou inserir os dados do cartão escolhido.
- Depois desse processo, é necessário liberar o uso do cartão pelo Android Pay com a instituição bancária. Cada empresa possui seu próprio método de liberação. Alguns pedem que o usuário ligue para o banco, outros exigem que o usuário compareça numa agência ou baixe o aplicativo do próprio banco.
 
No caso de cartões do Banco do Brasil, por exemplo, é necessário baixar o aplicativo do Ourocard e validar o smartphone para transações bancárias em um terminal de auto-atendimento. Citamos esse exemplo porque testamos o serviço com um cartão de débito Visa do Banco do Brasil.
 

Pagamento com Android Pay via NFC
 
Samsung Pay:
- O Samsung Pay é um aplicativo que já vem instalado nos dispositivos Samsung compatíveis. Caso seu dispositivo esteja na lista dos compatíveis mas você não consiga achá-lo na interface, vá em Configurações > Sobre o dispositivo > Baixar atualizações automaticamente. 
- Ao abrir o aplicativo, você precisa inserir uma conta Samsung. Caso não tenha uma, clique em "iniciar sessão" e faça uma conta.
- Depois de inserir a Samsung Account, verifique sua impressão digital.
- Clique em "adicionar cartão" e selecione os cartões de crédito ou débito. 
- Tire uma foto dos dados do cartão com o qual deseja fazer suas compras. 
- Depois de inserir informações necessárias, é necessário validar o serviço de acordo com seu banco, um procedimento bastante semelhante ao que acontece no Android Pay e que varia de uma instituição bancária para outra. 
 
Como funciona?
 
Há dois tipos de tecnologias que permitem o pagamento via smartphone: o NFC e MST.
 
A tecnologia NFC (Near Field Communication), ou comunicação por campo de proximidade, permite que o smartphone se comunique com a máquina de pagamento do estabelecimento. O que acontece é uma troca de dados entre o serviço de pagamentos e a máquina. A maioria dos smartphones contam com esse recurso, já que a tecnologia começou a ser implementada há alguns anos.
 
Para realizar esse procedimento, o vendedor precisa digitar o valor da compra na máquina e o método (crédito ou débito), assim o NFC será ativado (já que ele não fica ligado o tempo todo). Depois, você só precisa aproximar o smartphone da máquina (e autorizar pelo smartphone) para acontecer a transação. É necessário que o app do Samsung Pay esteja aberto para isso, já no caso do Android Pay o smartphone só precisa estar desbloqueado. 
 
 
A tecnologia NFC é representada pelo símbolo abaixo, e todas máquinas com esse símbolo aceitam transações por NFC. O Android Pay e alguns aparelhos da Samsung usam somente este método.
 
 
Já a tecnologia MST (Magnetic Secure Transmission) é uma tecnologia que emula a passagem de um cartão com tarja magnética. Ele "engana" a máquina para fazer com que ela identifique um cartão com tarja foi passado em seu leitor. Então quando você aproxima o smartphone é como se você estivesse passado o cartão. O Samsung Pay utiliza esta tecnologia ao mesmo tempo que aciona o NFC, utilizando qual tecnologia estiver disponível na máquina, o que aumenta consideravelmente o número de maquininhas compatíveis. 
 

Pagamento com Samsung Pay
 
Para realizar este procedimento, primeiro você precisa aproximar o smartphone da máquina para que ela entenda que "foi passado/inserido um cartão ali". Depois disso, o atendente/vendedor insere o valor na maquininha e você autoriza a transação. Se o vendedor tiver realizado o procedimento e acionado o NFC, é possível que a transação ocorra por essa tecnologia. Para o consumidor não há distinção de qual foi usada, e na prática o funcionamento é o mesmo.
 
É seguro?

Para validar ambos métodos de pagamento, é necessário usar a impressão digital e em alguns casos, também é solicitado um código. Os serviços possuem softwares próprios de segurança.
 
Além disso, quando você paga com Samsung Pay, o número do seu cartão é protegido, pois o sistema gera um código diferente para cada compra.
 
Com o Android Pay é a mesma coisa: ele não compartilha o número do cartão com os estabelecimentos. Para processar a compra, o aplicativo envia um número virtual para representar as informações e manter os dados reais seguros.