Índice do Artigo

Artigos

Google Bard: o que é e como usar o "ChatGPT do Google"

Saiba tudo sobre o Google Bard, a inteligência artificial do Google. Aprenda como usar e tire todas suas dúvidas sobre o serviço grátis.

Google Bard: o que é e como usar o "ChatGPT do Google"
Créditos: Divulgação/Google

O Google Bard finalmente chegou ao Brasil e você já pode usá-lo acessando bard.google.com e logando com a sua conta Google. A ferramenta, que é baseada no modelo de linguagem PaLM 2, funciona de maneira semelhante ao ChatGPT da OpenAI e está disponível em português e em outras 39 línguas.

Treinado em um enorme conjunto de dados e códigos, ele pode gerar textos, traduzir idiomas, escrever diferentes tipos de conteúdo criativo e responder às suas perguntas.

O que é o Google Bard?

O Google Bard é um chatbot de inteligência artificial que foi desenvolvido para ajudar os usuários a realizar várias tarefas. Ele pode ser usado para organizar informações em uma planilha, resumir artigos longos, criar roteiros de viagem, montar rotinas de estudos, otimizar códigos de programação para Python e muito mais.

O que é o Google Bard?

Como usar o Google Bard?

Para usar o Google Bard, você precisa acessar o site oficial bard.google.com e fazer login com uma conta Google. Uma vez logado, você pode enviar comandos para o chatbot, que mantém um histórico de interações.

O Bard oferece cinco estilos de resposta: 

  • Simples
  • Longo
  • Curto
  • Profissional 
  • Casual

Você pode alternar entre esses estilos se não gostar da forma como o chatbot respondeu. É possível, ainda, indicar se você gostou ou não da resposta, tocando nos ícones de “????” ou “????”, respectivamente. Ele também possibilita que você compartilhe a conversa ou faça pesquisas no Google.

ChatGPT: o que é, como funciona e como usar?

Além de simplesmente digitar perguntas ou comandos, também é possível usar o Google Bard de maneiras mais criativas e complexas. Por exemplo, você pode pedir ao Bard para continuar uma história que você começou, ajudar a escrever um e-mail ou documento, ou até mesmo criar poesia ou prosa. 

O Bard também é capaz de entender o contexto e seguir as instruções dadas em seu prompt, tornando-o uma ferramenta de escrita extremamente flexível. Ele tem a capacidade de aprender e melhorar com o tempo. 

Cada vez que você indica se gostou ou não de uma resposta, o sistema de IA do Bard usa essas informações para ajustar e aprimorar suas respostas futuras. Isso significa que quanto mais você interage com o Bard, mais ele se torna sintonizado com suas preferências e estilo de comunicação.

Vale lembrar que ele possui uma função de rascunho que permite ver várias versões de uma resposta antes de escolher a que mais lhe agrada. Isso pode ser especialmente útil em situações onde é necessária uma resposta perfeita, como ao escrever um e-mail importante ou ao preparar um discurso.

Como funciona o Google Bard?

Principais recursos do Google Bard

Atualmente, as principais capacidades do Google Bard incluem:

  • Geração de texto: em diferentes estilos e formatos, incluindo poemas, código, scripts, peças musicais, e-mail, cartas, etc. Ele é excelente para ajudar a criar textos, como pedidos de desculpas ou convites, por exemplo.
  • Tradução de idiomas: pode traduzir entre mais de 100 idiomas.
  • Escrita de diferentes tipos de conteúdo criativo: trabalha com diferentes tipos de conteúdo criativo, como artigos, histórias, peças de teatro, poemas, etc.
  • Resposta às suas perguntas de forma informativa: de forma abrangente e informativa, mesmo que sejam abertas, desafiadoras ou estranhas.
  • Dicas de lugares: você pode pedir ao Bard para fornecer dicas de lugares para visitar.
  • Orientações para dúvidas do dia a dia: ele fornece orientações para dúvidas do dia a dia, como recomendações para ler mais.
  • Passo a passo para explicar um tema: é capaz de criar um passo a passo para explicar um tema a outras pessoas.
  • Exportação de código Python: permite exportar código Python para o Replit, além do Google Colab.
  • Envio de imagens: com a tecnologia do Google Lens, o Bard pode entender comandos a partir de uma imagem enviada.
  • Microfone e leitura da resposta por voz: um diferencial para o ChatGPT é a possibilidade de fazer prompts por comando de voz no desktop e usar o botão de áudio nas respostas para escutá-las.
  • Histórico de atividades: ao clicar neste botão, que fica no menu superior, você consegue consultar todas as suas interações com a ferramenta, com detalhes e horário do que foi realizado. Há um botão de exclusão manual e uma opção automática que limpa a cada 18 meses.

Google Bard: ferramenta de IA do Google revela que prefere iOS ao Android

Melhores maneiras de interagir com o Google Bard

O Google Bard é uma ferramenta incrivelmente versátil e poderosa, mas como qualquer tecnologia, você pode obter resultados ainda melhores se souber como usá-la de maneira eficaz. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a aproveitar ao máximo o Google Bard:

Dê ao Bard algo para trabalhar: o Bard pode gerar ideias e textos a partir de praticamente nada, mas quanto mais informações você incluir em seu prompt, melhores serão seus resultados. Por exemplo, se você quiser gerar uma cópia para descrever um produto específico, tente escrever metade dela e deixá-lo fazer o resto.

Seja conversacional: lembre-se de que o Bard é uma ferramenta conversacional, então você pode pedir que ele desenvolva ou refine suas ideias. Você também pode fazer com que ele tenha uma conversa consigo mesmo, o que pode levar a algumas saídas muito interessantes.

 

Escolha seu público: ele pode adaptar sua saída para qualquer público, seja ele crianças na escola ou executivos de empresas – tente incluir um público específico em seu prompt e veja como a saída muda.

Execute uma pesquisa no Google: o Bard pode às vezes dar respostas melhores do que você obteria ao executar a mesma consulta como uma pesquisa no Google. Com o Bard, tudo é curto e conciso, mas esteja ciente de que imprecisões factuais podem aparecer.

Jogue com algumas palavras-chave: você pode estar familiarizado com a ideia de adicionar palavras-chave às suas pesquisas normais do Google, e isso funciona com o Bard também.

Compare artigos e documentos: uma das habilidades mais inteligentes do Google Bard é ser capaz de analisar e absorver o texto em artigos da web. Você pode usar isso para obter resumos de artigos longos ou simplificar tópicos complexos.

Google Bard adiciona imagens nas respostas para melhor compreensão dos usuários

Adicione alguns detalhes específicos: certas respostas podem ser melhoradas adicionando detalhes específicos. Por exemplo, se você está pedindo ideias de atividades para visitar uma determinada cidade, adicione quantas pessoas estão indo e qual é a idade delas para obter uma saída mais relevante.

Experimente com diferentes estruturas: por enquanto, o Google Bard está limitado à saída de texto — ele não pode produzir gráficos ou infográficos sofisticados para você. No entanto, o texto que ele produz pode ser formatado de várias maneiras.

Reescreva o material existente: ele não está apenas lá para ajudá-lo a gerar texto do zero; ele também faz um bom trabalho de reescrever algo que já existe. Você pode ter o Bard mudando o tom de algo, aumentando ou reduzindo a contagem de palavras, ou adaptando algo que foi dito em um e-mail para usar em uma carta.

Obtenha ajuda com planilhas: o Google Bard é bastante proficiente quando se trata de fórmulas de planilha: descreva o que você está tentando fazer (por exemplo, somar uma coluna de figuras ou encontrar uma média) e ele lhe dirá exatamente como obter esse resultado.

Use o Bard para obter feedback: você também pode melhorar algo que, como um humano humilde, criou. Por exemplo, pedir que ele detecte erros em seu código, explicando por que um certo trecho de texto não é envolvente e avalie suas ideias para um projeto específico.

Como usar o Google Bard?

Perguntas Frequentes sobre o Google Bard

1. O que é esse tal de Google Bard?

O Google Bard é um assistente virtual super esperto que consegue gerar textos como se estivesse batendo um papo com você. Ele pode te dar uma mãozinha com várias coisas, desde responder suas dúvidas até te ajudar a escrever um e-mail ou documento.

2. Posso confiar nas respostas do Google Bard?

O Google Bard foi feito para dar respostas certeiras e seguras. Mas, como qualquer coisa que usa inteligência artificial, ele pode dar uma escorregada de vez em quando. Então, é sempre bom dar uma conferida nas informações que ele te dá.

3. O Google Bard diz de onde tira as informações?

Sim, o Google Bard faz questão de dizer de onde tirou as informações que te dá. Assim, você pode ter certeza de que as respostas dele são confiáveis.

4. O Google Bard consegue explicar como ele funciona?

Sim, o Google Bard consegue te dar uma ideia de como ele funciona. Mas, como ele é uma ferramenta de inteligência artificial bem complexa, algumas partes podem ser meio complicadas de entender se você não for um expert em IA.

5. O Google Bard pode me ajudar a programar?

Com certeza! O Google Bard pode te dar dicas para melhorar seu código e te ajudar a resolver problemas de programação.

6. Por que o Google Bard não lembra do que eu disse antes?

O Google Bard não guarda o que você disse antes para proteger sua privacidade. Então, ele não vai lembrar do que você falou em conversas passadas.

7. Quais são as regras do Google para a inovação em IA?

O Google tem várias regras para a inovação em IA, como garantir que a IA seja usada para o bem, que seja segura, transparente e que respeite a privacidade dos usuários.

8. Como eu posso ajudar a melhorar o Google Bard?

Você pode ajudar a melhorar o Google Bard dando sua opinião sobre como foi sua conversa com ele. Isso ajuda o Google a saber o que está funcionando bem e o que pode ser melhorado.

9. Quem pode usar o Google Bard?

Qualquer pessoa que tenha uma conta Google pode usar o Google Bard.

10. Em quantos idiomas o Google Bard está disponível?

O Google Bard está disponível em 40 idiomas, incluindo o nosso querido português.

11. Quais recursos estão disponíveis no meu idioma/país?

Os recursos disponíveis podem variar dependendo do seu idioma e país. Para saber direitinho, é só dar uma olhada nas configurações do Google Bard.

12. Quais são as regras para usar o Google Bard?

As regras para usar o Google Bard são as mesmas que o Google usa para todos os seus serviços. Você pode saber mais sobre isso nos Termos de Serviço do Google.

13. Quais dados o Google Bard coleta? Como ele usa esses dados?

O Google Bard coleta dados para melhorar as respostas que ele te dá e para entender melhor como as pessoas estão usando a ferramenta. Esses dados são usados de acordo com a Política de Privacidade da ferramenta.

14. Quem pode ver minhas conversas com o Google Bard?

Suas conversas com o Google Bard são só suas e do Google. O Google não mostra suas conversas para mais ninguém sem a sua permissão.

15. Eu posso ver e apagar meus dados da minha conta Google?

Sim, você pode ver e apagar seus dados da sua conta Google quando quiser.

16. O Google usa minhas conversas com o Bard para me mostrar anúncios?

Não, o Google não usa suas conversas do chatbot para te mostrar anúncios.

…..

O Google Bard é uma ferramenta de inteligência artificial em estágio “experimental”, o que significa que o Google está coletando feedback dos usuários para melhorar o chatbot. Apesar disso, o chat já provou ser uma ferramenta útil para muitos usuários, oferecendo uma variedade de recursos e a capacidade de ajudar com várias tarefas.

Em um mundo cada vez mais digital e conectado, ferramentas como o Google Bard estão se tornando indispensáveis para nos ajudar a navegar e a aproveitar ao máximo a tecnologia. 

Aqui no Mundo Conectado, estamos comprometidos em mantê-lo atualizado sobre as últimas novidades e tendências em tecnologia, e esperamos que este guia sobre o Google Bard tenha sido útil para você. Continue nos acompanhando para mais dicas, tutoriais e análises sobre o mundo da tecnologia. Até a próxima!

 

Via: Google Bard