Aspire Vero, notebook sustentável da Acer terá produção nacional

Iniciativa da marca irá se expandir para outras linhas de produtos, no futuro

Aspire Vero, notebook sustentável da Acer terá produção nacional
Créditos: Acer/Divulgação

Nesta quarta-feira (20), o Mundo Conectado foi convidado para uma coletiva de imprensa da Acer, em São Paulo, para o lançamento da versão nacional do Aspire Vero, notebook sustentável da marca.

Contando com uma parceria entre Acer, Intel e Microsoft, a iniciativa de trazer uma cadeia de produção sustentável para o Brasil é apenas o primeiro passo que irá desencadear diversas ações para que o futuro da tecnologia seja mais limpo e consciente do seu impacto no nosso planeta.

O Brasil receberá a fabricação do device a partir de setembro, quando a máquina também estará disponível para aquisição no varejo e na Acer Store. A concepção do modelo veio da ideia de ele ser o primeiro device dentro da plataforma Earthion, missão da Acer para ajudar a enfrentar os desafios ambientais da atual geração por meio de soluções inovadoras e integradas. Earthion engloba vários focos de atuação, como design de produtos, produção, energia, logística, design de embalagem e reciclagem.

É uma satisfação imensa trazer a produção do Aspire Vero para o Brasil. No país, a versão importada do Vero já está disponível para compra, mas a produção local traz um novo momento da marca em território nacional, com o maior reforço de ações e posicionamentos sustentáveis da companhia”, afirma Germano Couy, Gerente Geral da Acer na América Latina. “Esperamos, por meio dessa iniciativa, incentivar feitos tecnológicos para um mundo melhor e para um futuro mais bonito para as próximas gerações”, finaliza Couy.

 

A linha Vero chegará em breve no Brasil, mas não será a única a fazer parte do ecossistema verde da Acer. Durante o evento foi dito que as outras linhas, inclusive a Predator - focada nos consumidores gamers da marca -, deverão, no futuro, passar a fazer parte do plano de sustentabilidade proposto pela Acer.

Todas essas mudanças fazem parte das iniciativas ESG (Environmental, social and Governance ou Meio ambiente, social e governança, traduzido para o português) aos quais diversas empresas ao redor do mundo estão adotando para conseguirmos reverter e combater práticas nocivas para nosso planeta e que tragam mais acessibilidade e possam ajudar com causas sociais e representatividade. A Acer pretende aplicar essa iniciativa em toda a sua cadeia produtiva, em seus produtos e ações para com a sociedade daqui pra frente.

Aspire Vero

O Vero se diferencia das demais linhas de produto por seus componentes verdes e design eco-friendly. Trata-se de um equipamento de fácil reparação, reutilizável e reciclável. Isso porque a alocação de espaço extra e os parafusos padrão oferecem mais conveniência no momento de um eventual upgrade de memória ou armazenamento, prolongando, assim, a vida útil do notebook. Esse design também beneficia e simplifica o processo de reciclagem pós-uso.

Continua após a publicidade

 

Além disso, é importante frisar que o modelo é composto por 50% de plásticos PCR (pós-consumo) na tampa do teclado e 30% na tampa superior e inferior e moldura, e mais de 99% da tela é reciclável. Ainda sobre o teclado, as teclas R e E espelhadas reforçam a principal mensagem da linha: REduzir, REutilizar REciclar.

Na cor Volcano Grey, junção do amarelo e cinza, o computador proporciona uma aparência moderna e ecologicamente correta, inclusive com feedback tátil confortável do chassi texturizado. O chassi sem pintura também reduz o impacto negativo dos VOCs (compostos orgânicos voláteis os quais incluem uma variedade de produtos químicos).

 

A embalagem do Aspire Vero também faz toda a diferença, sendo 100% reciclável, com 85% de papel reciclado na caixa e ainda design funcional, sendo que parte dela se transforma em uma espécie de suporte para que a máquina fique inclinada, proporcionando melhor posição para digitação, aumentando a ventilação e consequentemente, reduzindo o consumo de energia. Vale ressaltar que a Acer lançou a “Política de Papel e Embalagem Sustentáveis” em 2012, com o objetivo de aumentar a sustentabilidade dos ecossistemas florestais globais. Por sua inovação, a embalagem do Aspire Vero conquistou prêmios ao redor do mundo, como o Red Dot Winner 2021.

VeroSense

O VeroSense é o software integrado da Acer para incentivar nas metas dos usuários que se preocupam com o meio ambiente, como economia de energia para prolongar a vida útil da bateria. O aplicativo, incluso no Aspire Vero, oferece aos usuários quatro modos de desempenho para escolher: Desempenho, Equilibrado, Eco e Eco+. O aplicativo oferece facilidade para uso, com interface simples e informações úteis para mostrar que cada cliente está fazendo sua parte pelo planeta Terra.

Caso tenha interesse em conhecer melhor as iniciativas ESG da Acer você pode acessar a página da empresa (em inglês) dedicada ao assunto.

Fonte: Acer Brasil

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.